Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto leva capoeira para pessoas com deficiência

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 31/03/2019 | 05:03

O jundiaiense e mestre de capoeira Cassiano Coradi, 50 anos, conhecido como Mestre Calcário, completou 33 anos de carreira em 2019, dos quais 21 anos são dedicados ao projeto Nação Cultural, com aulas de capoeira para pessoas com qualquer tipo de deficiência.
Em parceria com o Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), o projeto é realizado no complexo esportivo do Bolão, em Jundiaí. “Hoje tenho mais de 40 alunos que frequentam as aulas semanalmente. São pessoas com síndrome de down, cadeirantes e outros tipos de deficiência”, explica o capoeirista. “Tenho orgulho deste projeto e do tempo que ele está ativo”, afirma. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 16h às 17h e as quartas-feiras, das 9h30 às 11h.
Segundo Mestre Calcário, essa arte-marcial disfarçada de dança é benéfica em diversos sentidos para os alunos. “Existe muito preconceito contra os deficientes e a capoeira os ajuda na socialização e serve como terapia, além de fazer bem para a saúde. Eles saem da rotina e superam os próprios limites”, afirma.
Além do projeto com pessoas especiais, Cassiano também expande a capoeira para outras áreas como aulas em escola pública e complexos esportivos abertos à população. “Trabalho com crianças de 3 a 5 anos em escola pública e com pessoas de todas as idades no complexo do Dal Santo e no Bolão. É importante as crianças crescerem conhecendo a capoeira e toda a disciplina que ela trás para a pessoa”, comenta o mestre.

JOGOS
Em janeiro deste ano, a equipe do Peama participou do evento “Jogos e Batizado Adaptado de Capoeira”, na cidade de Miracatu, interior de São Paulo. Devido ao sucesso e aprovação dos alunos, Calcário resolveu trazer para Jundiaí a edição seguinte dos Jogos. “Vamos receber as equipes das cidades de Jaú, Miracatu e Peruíbe para mais um evento de socialização muito importante”, ressalta.
O evento acontecerá dia 18 de maio, no Clube dos Policiais Civis da Região de Jundiaí, localizado na Avenida Atílio Gobo, bairro do Santa Clara.

T_CAPOEIRA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/projeto-leva-capoeira-para-pessoas-com-deficiencia/
Desenvolvido por CIJUN