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Projeto piloto quer melhorar assistência no HU

DA REDAÇÃO | 12/02/2019 | 19:35

O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) tem desenvolvido diversas ações para aperfeiçoar a assistência dada a seus pacientes. Dentro desta proposta, um dos focos tem sido o desenvolvimento de seus profissionais por meio de treinamentos, cursos e aplicação de técnicas que estimulam a motivação e a melhora de desempenho. Recentemente, 269 colaboradores participaram de atividades que fazem parte do projeto Gestão por Competências, que dentre as ações incluiu um projeto piloto com 19 colaboradores, entre avaliados e avaliadores, e cujas ferramentas serão aplicadas com os demais profissionais do hospital.
As atividades foram administradas por uma empresa de RH, com coordenação do departamento de Recursos Humanos do HU. A programação possibilitou que os participantes do projeto piloto pudessem realizar uma ampla análise de seu desempenho como profissional, englobando as competências organizacionais, operacionais e técnicas. A primeira é relacionada aos valores da instituição, a segunda ao comportamento profissional e a terceira ao conhecimento, experiência e formação para o cargo exercido.
Segundo a líder administrativo Fernanda Lacerda, que tem uma equipe de 37 pessoas, a ferramenta será útil. “Vai nos ajudar a trabalhar o desenvolvimento das pessoas de forma individual. Achei espetacular”, declara. A recepcionista Patrícia França Moraes, que faz parte da equipe de Fernanda, e participou do projeto piloto se sente valorizada. “Participar deste projeto reforçou que eu faço parte de uma equipe, a empresa acredita em mim. Agora eu sei o que devo melhorar e como me desenvolver”, destaca.
A supervisora de RH explica que todo o projeto teve início em 2015, cuja primeira fase incluiu somente a avaliação das lideranças. Esta é a segunda e última fase do projeto, que prevê a aplicação do piloto e análise dos demais colaboradores. “Fico feliz com esse momento de conclusão da fase II do projeto Gestão por Competências, tudo foi realizado com sucesso e êxito, tendo a participação e envolvimento de todos. Ressalto que esse projeto é coordenado pelo RH, mas é um projeto de todos”, afirma.
A partir deste trabalho, os colaboradores terão oportunidades de aperfeiçoar a melhoria contínua, que já é praticada no dia a dia, o que surtirá efeitos sobre o atendimento dos pacientes, especialmente no que se refere à humanização, acolhimento e eficiência.

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