Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Queimadas: Falta de chuvas traz fogo à região

Nathália Souza | 14/04/2020 | 07:00

Um incêndio em uma área de pasto, próxima ao bairro Malota, movimentou neste domingo (13) as equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). O incêndio foi às margens da rodovia dos Bandeirantes, mas o foco foi visualizado pelas câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da GMJ.

“Conseguimos conter com os abafadores, em seguida fizemos o rescaldo com o caminhão-bomba da GM, pois estava ventando muito e assim o fogo poderia se alastrar”, explica Darlei Antônio, subinspetor da Divisão Florestal. A área queimada foi de cerca de 100 metros quadrados.

Mais queimadas
Outros dois focos de incêndio foram registrados no domingo. Uma área de cerca de 250 metros quadrados pegou fogo no Jardim Tamoio à tarde. A outra foi em uma mata em Ivoturucaia, próxima a residências, no começo da noite. Isso fez com que moradores, com medo das chamas, tentassem conter o fogo com mangueiras de uso residencial, pois relatam a chegada dos Bombeiros demorou muito.

Vitor Chaves, tenente do Corpo de Bombeiros, explica que no domingo as viaturas saíram às 14 horas para atender ocorrências e só retornaram ao batalhão depois das 20 horas. Foram 5 ocorrências de fogo em mato. Chaves conta que no início da noite de ontem ainda tinha uma viatura em Ivoturucaia. “Só não sei se ainda é da ocorrência de domingo”, reitera o tenente.

Várzea Paulista também vem sofrendo os impactos da estiagem. Um grande incêndio foi registrado na última quinta-feira (9) na região do Jardim Bertioga e mobilizou bombeiros civis voluntários durante horas.

Com o clima mais seco do Outono e do Inverno, as queimadas tendem a aumentar. Para evitar os incêndios, a Divisão Florestal da GMJ orienta as pessoas a não jogarem bitucas de cigarros nas matas e nem queimarem lixo em quintais. Já o Corpo de Bombeiros recomenda que em residências, principalmente localizadas em área rural, seja feita a roçadura do mato para mantê-lo baixo e uma faixa sem mato de cerca de um a dois metros em volta da residência, para impedir a chegada do fogo.

A Guarda Municipal de Jundiaí atende através dos telefones 153 (emergência) ou 4492-9060. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/queimadas-falta-de-chuvas-traz-fogo-a-regiao/
Desenvolvido por CIJUN