Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Rádio Difusora comemora 73 anos com festa e homenagem às famílias italianas

Mariana Checoni | Especial para o JJ | 22/06/2019 | 23:18

Comemoração foi o sentimento que marcou a noite de hoje, na Câmara Municipal de Jundiaí. O local recebeu a celebração do aniversário da Rádio Difusora 810 AM, que completa 73 anos na próxima segunda-feira (24). A noite também foi de homenagem às famílias italianas de Jundiaí, a última realizada pelo programa Itália Canta, que chega ao número de 810 famílias homenageadas, coincidindo com a frequência da rádio 810 AM.

O aniversário da Rádio possui muito significado para quem, de alguma forma, participou ao longo dos 73 anos de história. Adilson Freddo, locutor e apresentador dos programas “Difusora Acontece” e “Show de Bola” fala sobre o sentimento ao participar de mais um ano da Rádio, local que afirma ser sua paixão. “A Difusora é minha segunda casa. Eu participei da primeira fase de 1982 a 1990 e depois voltei em 2012. Acredito que nós ajudamos a incorporar o jornalismo na Rádio”, conta.

Falando em incorporar, a editora-chefe do Jornal de Jundiaí, Ariadne Gattolini que também prestigiou o evento, diz estar muito feliz com o aniversário de 73 anos da Rádio. “Com o surgimento da internet, todo mundo achou que o hábito de ouvir rádio desapareceria, esses 73 anos estão aí para provar o contrário. A Rádio se adaptou à internet. Em vez de atrapalhar ela só ajudou. Antigamente nós só podíamos ouvir rádio em um aparelho próprio para isso. Hoje em dia temos podcasts, sites onde os programas são transmitidos online, youtube. Em qualquer lugar”, afirma. Ariadne lembra uma frase que Dr. Tobias Muzaiel, fundador do Grupo JJ de Comunicação, que inclui o Jornal de Jundiaí e a Rádio Difusora, sempre dizia: “jornalismo é prestação de serviços. A melhor prestação de serviço é a rádio”. “Jamais vou esquecer. Isso me marcou muito, pois é o que acredito”, revela Ariadne.

O presidente da Câmara, Faouaz Taha, afirma que é uma honra receber um evento como esse na casa. “A Câmara Municipal é o principal local de representatividade da população em uma cidade. É a casa do povo. Por isso, nada mais importante que ser palco para uma comemoração como essa, de um lugar tão tradicional e importante para a história de Jundiaí. Gostaria de parabenizar o grande trabalho realizado pela Rádio. Todos nós reconhecemos, valorizamos e esperamos que ainda perdure por muitos anos”, deseja o presidente.

Tobias Muzaiel Jr, diretor vice-presidente do Grupo JJ de Comunicação, afirma a importância sobre a comemoração desses anos como comunicadores e formadores de opinião. “É muito importante manter a tradição que meu pai iniciou, mas sempre inovando em tecnologias e novos meios digitais”, explica ele.

HOMENAGENS
A noite ainda foi marcada pela emoção das famílias homenageadas pela Rádio. Foram elas: Zanatta, Azzoni, Pessoto, Giarola, Brenna, Carbonari, Brayner, Favaro e ainda o Tenente-Coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita do 12° GAC, muito importante para a história da cidade. Fundador do programa Itália Canta, que homenageia as famílias e responsável há 11 anos pelas celebrações, Rolando Giarolla conta como a ideia surgiu. “O Dr. Tobias me convidou para participar de um programa da Rádio Difusora de atendimento público. Nele, eu fazia críticas de acordo com os problemas do ouvintes. Um dia, tive a ideia de pesquisar sobre a história das famílias italianas de Jundiaí e região. Faz 11 anos que fazemos as homenagens, que terminam hoje, após 810 famílias que passaram por essa emoção”, diz.

A diretora-presidente do Grupo JJ de Comunicação, Sueli Muzaiel, se emocionou ao falar sobre as homenagens e comemorações da noite. “Agradeço a presença de todos e parabenizo o Giarolla, que deu continuidade a esse trabalho maravilhoso, que requer muita dedicação e carinho, afinal de contas estamos mexendo com a história das pessoas. Ao longo desses 11 anos, nós homenageamos 810 famílias. Vieram pessoas do Brasil todo. Inclusive muitas pessoas conheceram a história de suas famílias por meio desse programa. Algumas me emocionaram”, afirma Sueli. “Hoje é um dia muito marcante, não só por estarmos homenageando mais famílias, como por comemorar os 73 anos da Rádio Difusora, um legado que damos continuidade honrando o trabalho do nosso pai. Nada disso poderia existir sem nossos ouvintes, leitores e seguidores. É com imensa alegria que estamos aqui”, afirma.

As últimas famílias homenageadas pelo programa Itália Canta (FOTOS: CLEBER DE ALMEIDA/DIVULGAÇÃO)

 

Adilson Freddo lembrou a importância da Rádio Difusora na história de Jundiaí

Adilson Freddo lembrou a importância da Rádio Difusora na história de Jundiaí


Mariana Checoni | Especial para o JJ
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/radio-difusora-comemora-73-anos-com-festa-e-homenagem-as-familias-italianas/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN