Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Realizando o sonho de voltar aos estudos

ANGELO AUGUSTO | 19/06/2019 | 05:00

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA) realiza o desejo de voltar a estudar de mais de 2,8 mil alunos de Jundiaí. São pessoas que não concluíram os ensinos médio e fundamental, no período regular, e hoje têm o sonho de retomar os estudos.

Dona Emília Maria da Mata Alberto é aluna do CMEJA desde 2016 e terminará o curso este ano. Ela conta que estudou apenas até os 12 anos. “Aos 15 anos comecei a trabalhar como manicure. Trabalhava com unhas artificiais que vinham da França, logo quando elas começaram a chegar no Brasil. Depois vieram o casamento e os filhos, e os estudos ficaram de lado mais uma vez”, conta. Dona Emília procurou o CMEJA em 2016, interessada em fazer aulas de língua portuguesa, mas teve de se matricular no ensino fundamental. “A ideia é a de agradecer às pessoas que fizeram o possível e o impossível para que eu fosse alguém com nível escolar”.

E foi no CMEJA que a portuguesa de 71 anos encontrou exatamente o que procurava. “Fiz, e deu certo. Foi tomando força e simplesmente fiquei apaixonada por estudar aqui. As pessoas me colocam para o alto. Essa força e auto-estima eu conquistei aqui”, revela.

Com o passar do tempo, dona Emília se interessou também por outras disciplinas. “As matérias que mais me encantam são História e Artes. A História porque é o passado, e a Arte, o presente”, explica. E a vontade de aprender não para por aí. “Assim que terminar os estudos aqui vou buscar aprender outras línguas: pretendo fazer espanhol, francês e, depois, novamente o inglês para fechar”.

Pedro Mazer, de 63 anos, é outro aluno do centro. Frequentando o programa desde 2017, ele conta que concluiu o ensino fundamental há 46 anos, e nunca mais tinha entrado em uma escola. “Por conta da necessidade da família eu parei de estudar e fui trabalhar. Aprendi e segui a profissão do meu pai, que era pedreiro”, diz.

Foi o gosto pela música que motivou Pedro a voltar aos estudos e receber um diploma. “Sempre gostei de música. Estou aqui porque pretendo fazer um curso técnico em regência. A música é uma arte encantadora”.

Carolina Copelli Tamassia Ricci, diretora do CMEJA, fala um pouco sobre o trabalho que é feito para tornar as aulas o mais interessante possível para os alunos. “Ontem (18) uma turma de Geografia foi visitar a mata ciliar. Conforme o projeto dos professores, ele fazem visitas culturais com os alunos”, destaca.

O CMEJA é responsável por ministrar aulas do ensino fundamental 1 e 2 (para jovens a partir dos 15 anos) e do ensino médio (a partir dos 18 anos) para aqueles que desejam retomar seus estudos. A maioria dos alunos está na faixa entre os 25 e 40 anos e pararam de estudar geralmente por problemas financeiros.

A Secretaria da Escola fica aberta das 8h às 20h. A entrada é pela Rua José do Patrocínio, 200, Vila Argos. Mais informações pelos telefones (11) 4587-3518 / 4526-6230.  O programa conta também com um sistema de inscrições e matrículas online, que já está funcionando desde a tarde de ontem (18).

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/realizando-o-sonho-de-voltar-aos-estudos/
Desenvolvido por CIJUN