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Recarga de créditos no cartão do ônibus ainda é problema para usuários

VINICIUS SCARTON | 23/10/2018 | 14:04

Após a publicação da reportagem “Usuários reclamam de demora no crédito do vale-transporte” divulgada no sábado (20) pelo Jornal de Jundiaí, novos depoimentos repercutiram nas redes sociais comentando sobre o caso. Leitores do JJ que utilizam o transporte público em Jundiaí confirmaram que, em alguns casos, os créditos só apareceram no cartão do vale-transporte depois de 15 dias, ou mais, de a recarga ser feita pela empresa.

Questionada novamente sobre o assunto a assessoria de imprensa da Transurb (Transporte Coletivo e Urbano de Jundiaí) reforça em nota que não tem registros de reclamações de períodos tão longos sem que uma recarga entrasse no cartão.
De qualquer forma, a Transurb explica que todos os cartões possuem duas carteiras virtuais para armazenamento dos créditos (A e B). “Cada pedido feito vai caindo em uma carteira e somente quando existe uma carteira vazia é que entra um novo pedido (automaticamente, sem o usuário ter que realizar nenhuma operação ou ir a nenhum lugar, com o simples uso no validador.

A nota informa ainda que, nos casos dos cartões citados na matéria do JJ, ambos estão com saldo para mais de 70 viagens e tinham pedidos nas duas carteiras (dos meses de agosto e setembro), sendo que um terceiro pedido de outubro entrará normalmente assim que o valor integral de uma carteira seja gasto.

A Transurb reitera ainda que esse sistema funciona há mais de 12 anos. “Todas as facilidades de pedido, recarga e uso estão de pleno acordo com seu funcionamento 100% eletrônico, sendo que recomendamos que cada caso seja avaliado individualmente, para que não sejam dadas informações genéricas como se existisse algum problema e o usuário ficasse impossibilitado de se locomer, que efetivamente não é o caso em questão”, reforça.

Além disso, salienta que a atualmente existem dois modos de aquisição de créditos: o presencial, que funciona nos terminais da cidade e na sede da Transurb (na rua Coronel Leme da Fonseca, s/n, no Centro), quando qualquer recarga feita é imediatamente creditada no cartão, ficando disponível para uso.

A nota frisa ainda que a segunda aquisição é via internet, pelo site www.bucartaosim.com.br. “Nesta opção é importante notar que da data de pagamento dos boletos, a recarga somente é enviada aos ônibus após 72 horas, sendo simultânea e automática a recarga durante o uso corriqueiro do cartão”, informa. Sobre o assunto, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, disse apenas que “verifica junto da empresa que detém o direito de venda de passagens, os procedimentos adotados para a sua adequação no que for apurando como necessário”.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/recarga-de-creditos-no-cartao-do-onibus-ainda-e-problema-para-usuarios/
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