Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Rede de UBS abre vacinação contra a gripe

| 29/04/2014 | 11:29

A Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí marcou para este sábado (26) a abertura especial de toda a rede de 37 unidades básicas e de saúde da família nos bairros, de 8h às 17h (horário normal nos dias úteis) exclusivamente para a vacinação. Já  o posto móvel também vai funcionar no calçadão das 8h30 às 11h30, com uma visita à tarde no Centro de Referência do Idoso (Criju), no Complexo Argos.

O público-alvo da campanha abrange idosos, inclusive aqueles que completam 60 anos até o fim deste ano, crianças de 6 meses até 5 anos incompletos de idade e gestantes em qualquer período de gravidez ou puérperas (até 45 dias depois do parto). A imunização visa ainda os doentes crônicos que receberem prescrição médica.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a meta estimada é de 76.337 pessoas. Desse total, são 50.329 idosos, 21.326 crianças, 4.021 gestantes e 661 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), mais os casos de doenças crônicas com prescrição médica. A campanha de vacinação contra a gripe foi aberta nesta quarta-feira (23) em Jundiaí.

Os primeiros dias foram marcados pelo elevado número de moradores que buscam a imunização. Algumas unidades dos bairros tiveram filas matinais e o posto móvel instalado no Centro também registra grande movimento. “Eu moro na Vila Progresso mas ao saber desse posto no calçadão decidi aproveitar coisas que tinha para fazer na região e tomar a vacina. É muito boa, já tomei o ano passado e não tive nem resfriado”, afirma a moradora Conceição de Oliveira.

Para o funcionamento do posto móvel, a Vigilância Epidemiológica promoveu um convênio com o curso de enfermagem do Centro Universitário Padre Anchieta, que participa com uma equipe coordenada pela professora Rosane Jacques. “Para nós, estudantes, é uma atividade extracurricular importante para nossa formação”, conta a técnica em enfermagem Cristiane Grazzia da Silva.

O guarda municipal aposentado Edson Antonio Meneguello também passou pelo posto para tomar a dose de vacina. “Essa campanha é muito importante no inverno. E o Centro, que continua sendo uma referência para todos nós, ajuda bem nessa função”, comenta. O posto funciona na esquina das ruas Barão de Jundiaí e Padroeira, em frente à Casa da Cultura.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/rede-de-ubs-abre-vacinacao-contra-a-gripe/
Desenvolvido por CIJUN