Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Região contabiliza 155 pessoas curadas de covid-19

Da Redação | 07/05/2020 | 17:32

O número de pacientes que se recuperaram do coronavírus nas cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí tem se multiplicado. Juntas, as setes cidades do AUJ registram 155 curados: só em Jundiaí são 115. Mesmo com a recuperação, a agilidade gerada pelos testes rápidos, o número de casos positivos também aumentaram.

O número de infectados pela doença subiu para 251 na tarde desta quinta-feira (7), sendo 19 óbitos, 32 internados, e 85 se recuperando em isolamento domiciliar.

Além desses, há 64 casos sob investigação: oito mortes suspeitas, 23 internados e 33 pessoas em casa aguardando o resultado dos exames. Até o momento, 245 casos foram descartados. Na rede pública, a ocupação de leitos de UTI está em 27%. Nos hospitais privados, por sua vez 76% da capacidade já foi atingida.

De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), as pessoas classificadas como recuperadas são aquelas que estão há 14 dias sem apresentar sintomas do coronavírus, ou seja, febre, tosse, coriza ou falta de ar. Essa identificação é feita a partir do monitoramento realizado pela Vigilância Epidemiológica (VE).

O achatamento da curva se dá com a redução da exposição da população ao vírus Sars-CoV-2, ou seja, com o distanciamento controlado, isolamento para os públicos de risco, intensificação nas medidas de higiene e etiquetas respiratórias.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

 

PREVENÇÃO

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares. Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

 

PELA REGIÃO

Várzea Paulista registrou cinco novos casos confirmados. Dentre esses 26 se recuperaram e 5 foram a óbito. Há ainda 12 casos suspeitos e 27 oficialmente descartados.

Em Campo Limpo Paulista há 21 casos positivos, dentre os quais três já se curaram e quatro faleceram. Outros sete casos estão sob investigação e 21 foram descartados.

Cabreúva possui sete casos confirmados, sendo quatro recuperados, mas nenhuma morte registrada. Há ainda um suspeito e 30 descartados.

Itupeva registra 11 confirmados, sendo dois óbitos, cinco curados e quatro internados. Apenas um caso está sob suspeita e 18 foram descartados.

Já em Jarinu há nove munícipes infectados, três faleceram e dois se recuperaram. Outros 55 casos estão sob investigação e 15 foram descartados.

Louveira registra 15 confirmados, sendo dois óbitos e 11 curados. Há ainda 87 suspeitos, 10 aguardando o resultado dos exames e 62 munícipes que testaram negativos.

 

NO PAÍS

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil já foram confirmados 128.975 casos de coronavírus. As mortes subiram para 8.685. Além disso, outras 51.370 pessoas se recuperaram da doença.

O estado de São Paulo alcançou 39.928 casos de Covid-19 nesta quinta-feira (7), segundo anunciou o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Em 24 horas foram registrados 161 novos óbitos em decorrência da doença –desde o início da pandemia morreram 3.206 pessoas–, 5,28% a mais que o total confirmado na quarta-feira (6).

O Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo aponta que nos últimos 15 dias a taxa de isolamento no interior caiu de 52% para 47%, em média.

No início da pandemia, quando não havia nenhuma ação do governo em relação à doença, a taxa de transmissão da Covid-19 estava em 2,9%, ou seja, cada indivíduo infectado contagiava outros três.

 

 


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/regiao-contabiliza-155-pessoas-curadas-de-covid-19/
Desenvolvido por CIJUN