Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Região sul da cidade é a mais atingida pelas chuvas

SIMONE DE OLIVEIRA | 27/11/2018 | 13:00

As pancadas de chuva que vêm assustando a Região de Jundiaí nos últimos dias resultaram em um acumulado de 65 milímetros nos últimos três dias só na região sul da cidade, de acordo com informações da Defesa Civil de Jundiaí. Naquela região, em especial no bairro Terra Nova, a Unidade de Gestão de Serviços Públicos realizou a retirada de uma árvore caída que atrapalhava o trânsito local.

Segundo o geólogo Bruno Mendes da Rocha, a região leste foi a menos atingida com um acumulado de 25 milímetros. “Neste mês de novembro deste ano já choveu 170 mm, sendo que esse volume está dentro da média histórica dos últimos seis anos, que é de 219 mm”, afirma.

De acordo com informações do Climatempo, site especializado em meteorologia, a temperatura desta terça-feira (27) em Jundiaí deve oscilar entre 17 e 25º graus, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado e noite com muitas nuvens.

Trânsito e chuva
Nesse período de chuvas é fundamental que os motoristas tenham cuidado, antes mesmo de pegar a estrada, com a manutenção preventiva dos veículos, principalmente em relação às condições dos pneus. Segundo o coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, concessionária que administra os sistema Anhanguera e Bandeirantes, João Moacir da Silva, a profundidade dos sulcos, aquelas fissuras presentes nos pneus, é fundamental para evitar a aquaplanagem do veículo, por permitir o escoamento da água e aumentar a aderência ao pavimento.

“É fundamental que o motorista acompanhe o desgaste dos pneus a partir do TWI, que é o indicador presente na banda de rodagem dos pneus. Também é importante fazer o rodízio e o alinhamento das rodas, a cada três meses, no mínimo”, destaca o coordenador. João Moacir orienta que na estrada, quando o motorista se deparar com condições de chuvas nas rodovias, ele deve reduzir a velocidade, manter a luz baixa dos faróis acesa, além de distância segura em relação ao veículo que segue à frente. Também é importante se guiar pela sinalização horizontal (faixas e tachas refletivas).

“É importante não pisar no freio de maneira brusca para não travar as rodas e não deixar o veículo derrapar pela perda de aderência. Se o seu veículo tiver freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal mantendo-o pressionado até o seu controle total.” Outra orientação é não parar na faixa de rolamento. A recomendação neste caso é procurar uma área segura, como postos de serviço.

CHUVA DEFESA CIVIL BRUNO MENDES DA ROCHA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/regiao-sul-da-cidade-e-a-mais-atingida-pelas-chuvas/
Desenvolvido por CIJUN