Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Reparos em faixas de pedestre sofrem redução em Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON | 09/08/2018 | 05:00

A média mensal de reparos em faixas de pedestres teve redução em Jundiaí. Segundo o diretor de trânsito da prefeitura, Wlamir Lopes, ao longo de todo o ano de 2017 foram realizados 4.100 metros quadrados de sinalização horizontal. Em 2018, de janeiro a julho, a média mensal atingiu a marca de 3.700 metros quadrados. De acordo com Lopes, a administração municipal implantou 50 mil metros quadrados de sinalização no ano passado. “De janeiro a julho de 2018, foram realizados 26 mil metros quadrados de melhorias”, descreve.

Em decorrência destes dados, nas ruas da cidade, motoristas e pedestres afirmaram que o receio de transitar pelas vias é cada vez maior. Para o aposentado Álvaro Falanga, de 56 anos, a manutenção nas faixas de pedestres é fundamental. “Eu acho que a prefeitura precisa intensificar a conservação. A falta de reparos traz consequências e coloca em risco a vida do pedestre e também do condutor dos veículos”, opina.

O arquiteto Ivan Martinho, de 60 anos, ressaltou que atravessa as ruas de Jundiaí por diversas vezes na companhia dos filhos pequenos. “O medo de ser atropelado é enorme. Afinal, andar com duas crianças diariamente requer muito cuidado e, muitas vezes, os motoristas não respeitam a preferência do pedestre”, diz. O supervisor de produção Carlos Eduardo Calderan, de 47 anos, também comentou sobre o tema. “Em diversas localidades da cidade é possível notar a falta de tinta na sinalização de solo. Isso coloca em risco o motorista e também quem anda pelas vias públicas”, ressalta.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Wanderlei Rossini, de 49 anos, que trabalha como vendedor, salientou que a sinalização é imprescindível para a segurança de todos. “O transeunte e o condutor se baseiam pela faixa de pedestre e, quando não há manutenção, o risco de acidentes aumenta muito”, afirma. Sobre as queixas, Lopes reforçou que a Prefeitura de Jundiaí continuará realizando a manutenção e priorizando a segurança de motoristas e pedestres. “Além disso, a administração tem feito diversas campanhas, a fim de reduzir os casos de atropelamentos. Já na última quarta-feira (8), o município celebrou o Dia Internacional do Pedestre, ressaltando a necessidade e o respeito em atravessar na faixa.”

INFOSIGA
Um levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito no Estado de São Paulo (Infosiga) detalhou que, de janeiro a julho de 2017, ocorreram 14 mortes no sistema viário de Jundiaí. Deste total, quatro foram em decorrência de atropelamentos. Em 2018, no mesmo período, os dados foram idênticos, de acordo com o Infosiga.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/reparos-em-faixas-de-pedestre-sofrem-reducao-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN