Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Reunião sobre Plano Diretor em Jundiaí revê classificação de vias

BÁRBARA MANGIERI - bmangieri@jj.com.br | 13/03/2018 | 04:25

A Prefeitura de Jundiaí realizou, ontem, a 5ª reunião de revisão do Plano Diretor (PD), que prevê as diretrizes de crescimento e desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 10 anos. O tema do encontro foi a reclassificação das vias e dos critérios usados para definir quais atividades seriam permitidas em cada lugar. Como exemplo, ruas antes classificadas como “via local ZR1” ou “via coletora ZR1” foram reclassificadas como “vias de acesso ao lote”, que são mais residenciais e possuem fluxo menor de veículos, e “vias de circulação”, que permitem a passagem de transporte público dentro dos bairros. “Ao contrário do que muitos disseram, estamos simplificando os conceitos”, defendeu a diretora de projetos urbanos, Aline Canataro Figueiredo.

QUINTA REUNIAO PLANO DIRETOR ALINE CANATARO FIGUEIREDO DIRETORA PROJETOS URBANOSAssim, fica mais fácil a definição de atividades permitidas em cada via, segundo ela. Ficou acertado, por exemplo, que em “vias de acesso ao lote”, por serem ruas residenciais, ficariam permitidas atividades como farmácias, padarias e escolas infantis, mas não a ação de igrejas ou locais de culto e salões de festa, que causam ruídos noturnos, ou o tráfego de veículos pesados e fábricas de material metálico ou químico, que oferecem riscos.
Sugestões e debate

O gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, afirmou que as sugestões de alterações no PD (que podem ser feitas pelo site https://planodiretor.jundiai.sp.gov.br) têm aumentado. “A maior demanda é de restrições ao uso do solo, que envolve uma série de outros temas. Por isso, essa discussão será uma das últimas”, explicou. “Temos um cronograma que define o tema de cada reunião e as sugestões sobre aquele assunto só serão debatidas nas datas especificadas”, emendou. Ele garantiu que, após o ciclo de reuniões, que deverá seguir até agosto, a UGPUMA fará uma nova redação para lei, que será objetivo de audiência pública antes de ser submetida à aprovação da Câmara Municipal.

Críticas amenizadas
Em vigor há um ano e meio, a revisão foi considerada “precoce” por diversas entidades e setores da sociedade, mas as opiniões sobre a reformulação do PD vêm se tornando mais positivas. “Da primeira reunião para cá, o foco da discussão mudou. Inicialmente, foi falado em mudança no plano, mas o que temos visto é um aprofundamento”, opinou Daniel Motta, presidente do Conselho Muncipal de Políticas Territoriais (CMPT). “Os objetivos e propósitos da lei em vigor estão sendo mantidos, mas estão sendo corrigidos alguns conflitos, omissões e mesmo erros na redação da lei. Minha visão mudou para melhor”, completou.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/reuniao-sobre-plano-diretor-em-jundiai-reve-classificacao-de-vias/
Desenvolvido por CIJUN