Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Roubos de carro aumentam em 44%

ANGELO AUGUSTO | 27/06/2019 | 05:01

Dados divulgados esta semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram que a violência na cidade de Jundiaí aumentou nos cinco primeiros meses de 2019 quando comparados a esse mesmo período no ano de 2018.

O número de crimes de roubos de carro foi o que mais cresceu em relação ao ano passado: de 120 para 173 casos, o que representa um aumento de 44% em relação a 2018. Os roubos de carga, por sua vez, tiveram aumento de 38%, passando de 42 para 58 casos neste ano.

Em relação aos furtos de veículos, o crescimento foi um pouco menor: de 221 casos em 2018 para 236 em 2019 nos meses citados, um aumento de 6,7%. O roubo é caracterizado como crime mais grave que o furto, pois envolve violência e/ou grave ameaça à vítima.

Os últimos dados da SSP-SP mostram ainda um equilíbrio nos números de roubos de carros em relação aos meses de 2019: foram 36 registros em janeiro, 39 em fevereiro, 36 em março, 33 em abril e uma leve queda para 29 em maio.

Segundo Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, Gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, um trabalho é realizado em conjunto com Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil para aumentar o número de carros recuperados após roubos e furtos.

Paulo Sérgio conta ainda que os carros oriundos de roubo são mais fáceis de se encontrar do que os furtados. “O carro roubado geralmente é usado para outros crimes e depois abandonado. Já os carros furtados são mais difíceis se de encontrar, pois são destinados a desmanches para se vender as peças”, explica.

Paulo Sérgio ressalta que crimes como o roubo e o furto de carro ocorrem geralmente em ruas de menor movimento e mais afastadas das principais rotas da cidade. “Para se prevenir, recomendamos aos motoristas trafegar e estacionar seus carros sempre em locais com maior movimentação de pessoas e melhor iluminação. Também não é recomendado deixar o carro estacionado em um mesmo local por muito tempo, como pessoas que deixam seus carros parados um dia inteiro no mesmo lugar”.

Ocorrências
Os casos de estupro subiram, no geral, em 20%. Foram 44 nos primeiros cinco meses de 2018 e 53 em 2019. Desses 53 casos registrados em 2019, 37 foram de estupro de vulnerável, o que representa 69,8% de todas as ocorrências.

Os crimes de lesão corporal dolosa (quando há intenção de praticar o ato) passaram de 399 para 447 casos, um aumento de 12% em relação ao último ano.

A Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. E a chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública, escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/roubos-de-carro-aumentam-em-44/
Desenvolvido por CIJUN