Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sábado é Dia D da vacinação da gripe

DA REDAÇÃO | 02/05/2019 | 20:18

A campanha de vacinação contra a gripe está em andamento em todo o território nacional desde o dia 10 de abril. Em Jundiaí, até o dia 28 de abril, mais de 5 mil doses haviam sido aplicadas nos públicos-alvo determinados pelo Ministério da Saúde (MS). A expectativa é ampliar o percentual de pessoas vacinadas com a realização do Dia D, neste sábado (4). Além da imunização, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para o atendimento oferecerão a avaliação preventiva ao câncer bucal.

A vacina contra gripe está disponível para crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes (em qualquer período gestacional) e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais (inclusive aqueles que completas 60 até dezembro de 2019), trabalhadores da saúde e alunos dos cursos de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades.

Além da oferta de doses, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento dos equipamentos da Atenção Básica, no sábado, o atendimento será das 8h às 17h, na Clínica da Família, UBS Retiro, UBS Rami, UBS Santa Gertrudes, UBS Caxambu, UBS Tamoio, UBS Aparecida, UBS Anhangabaú, UBS Hortolândia e UBS Rio Branco. Para o exame bucal, basta à população comparece a uma das unidades disponíveis para a avaliação. Em caso de identificação suspeita, o paciente será encaminhado para o atendimento especializado para exames e diagnóstico.

Até o dia 28 de abril, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, o Município registrava sete notificações suspeitas para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo quatro no aguardo de resultados.

 T_vacina3


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sabado-e-dia-d-da-vacinacao-da-gripe/
Desenvolvido por CIJUN