Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sábado tem ato em prol da Estaçãozinha

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 22/02/2019 | 05:04

Acontece amanhã (23), das 10h às 11h, um ato para preservação da antiga estação de trens de Jundiaí, conhecida como Estaçãozinha. O projeto tem como objetivo a recuperação e incorporação da estação ao patrimônio histórico da cidade. O grupo já conta com mais de 300 participantes que fazem ações pontuais como a de amanhã.

O organizador do evento, Eusébio Santos, conta um pouco sobre o que irá acontecer no evento. “Será realizada uma roda de conversa na Estaçãozinha com cerca de 20 participantes. Vamos levantar sugestões para serem apresentadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), proprietário do imóvel”, explica.

De acordo com Eusébio, além do evento já estão correndo processos judiciais para a preservação da estação. Entre as pessoas confirmadas no ato está Claudia Feres, maestrina e diretora da Escola Municipal de Música de Jundiaí.

INCÊNDIO
A antiga estação de trem, localizada na rua Doutor Torres Neves, no Centro de Jundiaí, pegou fogo em julho do ano passado. Na época, o fogo consumiu o madeiramento do telhado, janelas e parte de uma parede, que cedeu. A Estaçãozinha foi inaugurada em 1868 para atender a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, mas foi desativada após a construção de um novo terminal a 800 metros de distância do local.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sabado-tem-ato-em-prol-da-estacaozinha/
Desenvolvido por CIJUN