Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Saiba como adotar cães e gatos que precisam de um lar

VINICIUS SCARTON | 27/11/2018 | 05:03

À espera de um lar. Essa é a realidade de centenas de cães e gatos que hoje estão abrigados em ONGs e pelas inúmeras protetoras independentes da cidade. Ao contrário do que se pode imaginar, o fim de ano, época em que as pessoas costumam ser mais solidárias, é o período com menor interesse pela adoção de animais.

Presidente do Grupo Bom Amigo Defesa Animal, Sumaia Cristina Barboza Sidney diz que a adoção animal “vive de época do ano”. “Nessa época tem uma queda. Muitas pessoas deixam de lado essa possibilidade, acredito que por conta de viagem de férias e também porque não querem assumir esse compromisso neste período”, comenta.

Mesmo com esse desafio pela frente, Sumaia explica que a luta continua. “O Grupo Bom Amigo tem dois anos de atuação no município. É formado por protetoras independentes e temos neste momento 100 gatos e 20 cães para adoção”, destaca.
Já em outra ONG da cidade, a Vira-Lata é Tudo de Bom, atualmente são 150 animais para adoção (20 cães e 130 gatos). “Não temos feirinha por falta de voluntários. Mas quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone 99548-6330”, diz Márcia Regina Ienne.

Vale destacar que ao se interessar por um animal a pessoa precisa cumprir o termo de adoção, que inclui vacinação, castração e orientações para manter o animal no lar. “É feita uma breve entrevista com o interessado. Neste levantamento é necessário informar onde mora, se todos os membros da família estão de acordo com a adoção e também solicitamos documentos e comprovante de residência”, explica Sumaia.

O Grupo Bom Amigo Defesa Animal realiza todos os sábados, das 10h às 16h, uma feirinha de adoção na rua Barão de Teffé, 933, Jardim Ana Maria. Para mais informações, o telefone é o (11) 9-6446-6637.

ONDE ADOTAR
A Turma do Abrigo realiza feirinha todo sábado, das 10h às 16h, no Carrefour. Já a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) promove a sua feirinha no Cão Late Pet Shop, na avenida Nove de Julho, todo sábado das 9h às 15h. O Departamento do Bem-Estar Animal (Debea) funciona na de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na rua Abraão Farrão, 8, na Chácara São Francisco. A Dona Dallas (adoção independente) também realiza a sua feirinha na avenida dos Imigrantes, na Colônia, todo domingo, das 9h às 14h.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/saiba-como-adotar-caes-e-gatos-que-precisam-de-um-lar/
Desenvolvido por CIJUN