Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sala ‘dos sonhos’ na UBS São Camilo incentiva leitura

DA REDAÇÃO | 27/10/2018 | 14:03

Viajar pelo mundo dos sonhos. Este é lema do projeto realizado na UBS São Camilo, com a criação de sala de leitura “Mundo dos Sonhos” para crianças entre 5 e 12 anos. Com a primeira aula realizada nesta sexta-feira (26), o interesse dos pequenos será o combustível para a ampliação do projeto, que já recebe doações de livros e material didático para incentivar os pequenos a desenvolverem a leitura e a escrita.

Isabela Vitória, de 9 anos, participa do grupo no período da tarde, no contraturno das aulas da Emeb Deodato Janski. “Aqui a gente é incentivado a aprender a ler e a escrever”, diz a menina que sonha em ser dentista. Ayra Caroline Lopes Guimarães, 8 anos, reconhece que tem dificuldade para ler. “Aqui até parece a sala de aula, mas é diferente. A professora não precisa interromper a história para pedir para que as crianças façam silêncio. Todos querem ouvir a história”, compara.

Ana Maria Alves, de 50 anos, levou duas netas para participarem da primeira aula. “Se não estivessem aqui, estariam na rua. Aqui estão se desenvolvendo, aprendendo coisas boas para a vida. As famílias, muitas vezes, não têm tempo ou paciência para brincar com os filhos. Ficou um espaço muito bacana”, comemora. Na tarde de ontem, a “aula” foi com o grupo de visitadoras do projeto Criança Feliz, do Governo Federal, ao qual o município aderiu no ano passado. “As atividades desenvolvidas vão além da ação de brincar e contar histórias. É uma forma de auxiliar no desenvolvimento dessas crianças”, comenta Raíssa Tamires Santos da Silva, visitadora que atua no bairro.

A pediatra da UBS, Regina Trinca, uma das idealizadoras do projeto, aponta como motor propulsor o sorriso das 20 crianças que serão atendidas nesta primeira fase. “Esta sala é um lugar onde elas podem sonhar com um mundo diferente, com acesso além do que conhecem no dia a dia, com estímulo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e humano”, salienta a médica, que iniciou o projeto juntamente com agentes comunitárias de saúde do local, a partir da identificação da necessidade de ofertar atividades, já que muitas crianças chegavam até a unidade em busca de desenhos para colorir.

As primeiras crianças atendidas foram selecionadas a partir de identificação em ações de matriciamento, encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pelas próprias escolas, para acompanhamento em saúde. “A expectativa é de ampliação com o auxílio dos parceiros, já que o interesse dos pais e das crianças cresceu desde que a sala foi inaugurada”, diz a agente comunitária Daniela Magalhães, que conta com a parceria de Adriana Nascimento no desenvolvimento do trabalho.

T_primeira aula na bliblioteca_Ubs sao camilo (1)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sala-dos-sonhos-na-ubs-sao-camilo-incentiva-leitura/
Desenvolvido por CIJUN