Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Santa Clara registra aumento no número de animais abandonados

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 23/03/2019 | 05:02

Abandono de animais é crime. Entretanto, isso não está impedindo alguns moradores de Jundiaí de abandonarem animais de estimação pelas ruas da cidade.
Veterinária e presidente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes afirma que a quantidade de animais abandonados na estrada da Fundação, localizada no bairro Santa Clara aumentou muito no último ano. “Sempre presenciei casos de abandono de filhotes em situações muito precárias. Quase sempre machucados, com pulgas, carrapatos e vermes. Nesse último ano, muitos animais adultos foram abandonados aqui na região”, relata.
Segundo Vania, abandonar um animal no meio de uma estrada é crueldade. Ela conta que o risco de um atropelamento é muito grande. “Eles ficam desesperados. Além de estarem sozinhos estão no meio de vários carros em movimento. Eles correm assustados e podem sofrer algum acidente. Além disso, ao serem abandonados ficam sem comida, água, correm risco de contrair doenças ou entrarem em alguma briga com outro animal”, afirma
Negão, um vira-lata de aproximadamente um ano, foi o último cachorro resgatado por Vania, na segunda-feira (18). Ele está abrigado temporariamente na Fundação. “Um carro parou aqui na frente mas como viu que algumas pessoas estavam olhando continuou um pouco mais na estrada e largou o Negão no meio da rua. Ele foi correndo atrás do carro até cansar. Ainda estava com a coleira. Nós estamos mantendo aqui, mas ele precisa de um lar definitivo”, relata Miguel Donizete Marques, agente operacional da Fundação.
Moradores do bairro contam que o número de abandonos havia diminuído por conta de faixas de conscientização implantadas no bairro. Agora que essas faixas foram retiradas, o número voltou a subir.

RESPONSABILIDADE
Vania destaca a importância da responsabilidade ao adotar ou comprar um animal de estimação. “A pessoa se empolga e obtém o animal sem pensar se é o que realmente quer. Às vezes, a família tem que mudar de casa, a rotina fica corrida e não há mais condições de manter o cachorro. Mesmo nessa situação, é obrigação de quem adota se preocupar em oferecer todas as condições necessárias para a felicidade do animal. É fundamental encontrar um novo lar onde ele tenha comida, água, proteção, carinho e amor”, afirma.
Em Jundiaí, há ONGs que abrigam animais e o próprio Departamento do Bem-Estar Animal (Debea). Além disso, é muito importante denunciar casos de abandono. Qualquer um que presencie esse ato de crueldade deve anotar a placa do veículo ou características da pessoa e fazer um boletim de ocorrência.

ANIMAIS ABANDONADOS NA SERRA DO JAPI FUNDACAO SERRA DO JAPI MIGUEL DONIZETE MARQUES NEGAO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/santa-clara-registra-aumento-no-numero-de-animais-abandonados/
Desenvolvido por CIJUN