Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

São Camilo vai ganhar praças e novo sistema de mobilidade

Da Redação | 29/12/2019 | 05:00

As unidades de gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), firmaram contrato que autoriza a empresa RGM Arquitetos Associados a apresentar, em até 120 dias, um projeto detalhado de três melhorias urbanísticas para o Jardim São Camilo: duas praças com áreas de lazer e um conjunto de elevadores, que será utilizado para transportar os moradores. São investimentos de R$ 256 mil nessa etapa de projetos.

Segundo Sinésio Scarabello Filho, gestor da UGPUMA, a empresa contratada irá apresentar uma série de especificações técnicas, como cálculo estrutural de viabilidade do novo sistema de transporte projetado para o local. “A partir da entrega do projeto executivo, será aberta a licitação para realização das obras. Essas obras fazem parte de um plano de ações do poder público municipal, estabelecido pelo prefeito em conjunto com a Rede Socianiliza-Ação, cujos resultados irão melhorar muito a qualidade de vida dos moradores do São Camilo”, disse Sinésio.

Diretora do Departamento de Projetos Urbanos (DPU) da UGPUMA, Aline Cannataro de Figueiredo lembrou que, numa reunião realizada no primeiro semestre de 2018, essas ações foram discutidas e priorizadas pela própria comunidade.

“Estudamos todas as possibilidades para ligar duas regiões comerciais separadas por um desnível de 40 metros de altura, entre a av. José Maria Withaker e a rua nova criada no bairro. Pensamos inicialmente em rampas e escadas rolantes, mas concluímos que um sistema de elevadores deve ser a melhor solução para transportar os moradores. Sem essa solução, os moradores têm que se deslocar por mais de 2,5 quilômetros para chegar à região de baixo do São Camilo”, ressaltou Aline.

Uma das praças contempladas no projeto é bem perto do lugar em que poderá ser construída a passarela de acesso ao elevador. A outra é na parte de baixo do bairro. “Além dessas praças maiores, que terão brinquedos e espaços de lazer, outras áreas menores passarão por intervenções da UGISP e serão entregues aos moradores do bairro.

“Olhar para o São Camilo como um todo é nossa obrigação. Nossas propostas para o bairro são ações de políticas públicas estruturantes ligadas à mobilidade, serviços públicos, esporte, lazer, educação, cultura”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB).

Os moradores comemoram as melhorias, já que foram necessidades apontadas por eles, em reuniões, com a gestão Luiz Fernando. Jensen da Silva é morador no São Camilo há muitos anos e um dos interlocutores daquela população. “O que está sendo feito aqui é inédito. A prefeitura desenvolve um trabalho em conjunto com a população, escutando e executando o que é demanda de quem mora aqui. Serão muitas melhorias que o São Camilo receberá. Temos certeza que a população terá orgulho de dizer: moro no São Camilo, o bairro dos elevadores”, comentou, lembrando que a mudança de percepção do espaço repercutirá em pertencimento e apropriação.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sao-camilo-vai-ganhar-pracas-e-novo-sistema-de-mobilidade/
Desenvolvido por CIJUN