Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

São Vicente e Hospital Universitário mudam rotina

DA REDAÇÃO | 18/03/2020 | 05:00

Como parte das alterações de prevenção a expansão do coronavírus (covid-19), o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou o cancelamento das cirurgias eletivas a partir desta quarta-feira (18). Fica à critério de cada especialidade a respectiva análise, a decisão de quais pacientes podem esperar pelos procedimentos sem prejuízo iminente e quais devem ser mantidos em programação cirúrgica nos próximos dias.

Além desta alteração, o HSVP também muda a dinâmica de atendimento do Ambulatório de Especialidades (AE). Pacientes com consultas marcadas neste serviço, pincipalmente os que têm mais de 60 anos, e que apresentem sintomas gripais, devem reagendar pelos telefones (11) 4583-5421 / 4583-5428 ou 5429.

Para os pacientes que estão com consultas confirmadas, a direção solicita que cheguem próximo do horário de atendimento. Esta atitude visa a permanecer o menor tempo possível na sala de espera e evitar aglomeração de pessoas. Os pacientes com idade a partir de 60 anos, que não estiverem debilitados, não poderão acessar a unidade com acompanhantes.

O atendimento no Pronto Socorro do São Vicente também segue nova dinâmica, desde esta terça-feira (17).

Nesta fase de prevenção ao coronavírus, o movimento está tranquilo. Pacientes com sintomas gripais, febres e demais sintomas, que podem indicar suspeita de coronavírus, recebem máscara na estrada e são encaminhados à sala de isolamento para avaliação médica. Este procedimento faz parte das diretrizes da Vigilância Epidemiológica.

HU e FMJ
O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) anunciaram, no início da tarde desta terça-feira (17), a constituição do Comitê Gestor para Enfrentamento Covid-19. Com ele, 10 diretrizes foram definidas e começam a ser implantadas imediatamente. Entre elas, a suspensão das cirurgias eletivas pelo prazo de 15 dias, a partir desta quarta-feira (18), podendo ter prorrogação conforme reavaliações realizadas pelo Comitê.

Segundo nota do HU, as equipes de recepção e centro cirúrgico deverão comunicar os envolvidos conforme fluxo já existente. Caso os ambulatórios identifiquem eventuais cirurgias que não possam ser suspensas, os responsáveis pelos ambulatórios deverão realizar discussão junto ao Comitê Gestor para avaliação de possíveis exceções.

Também está suspenso os ambulatórios didáticos-assistenciais que ocorrem dentro das dependências do HU pelo prazo de 15 dias, a partir de 23 de março. Visitas entram em nova dinâmica com restrição dos horários.

Os visitantes poderão ficar no máximo por 1 (uma) hora das 14h00 as 15h00, com revezamento de apenas dois visitantes por paciente.

O HU não irá permitir que pessoas acima de 60 anos visitem qualquer unidade do hospital, com exceção de marido ou esposa do paciente. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as visitas foram completamente suspensas.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sao-vicente-e-hospital-universitario-mudam-rotina/
Desenvolvido por CIJUN