Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Saúde tem 30% dos leitos de UTI ocupados

Kátia Appolinário | 29/04/2020 | 05:50

Com o avanço do coronavírus, o possível esgotamento dos sistemas de saúde tem sido uma preocupação constante, porém Jundiaí ainda possui uma boa capacidade para atender as vítimas da doença. De acordo com dados disponibilizados pelo Hospital São Vicente (HSV), na segunda-feira (27) havia 31 pessoas internadas por covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que equivale a 30% dos leitos disponíveis para o atendimento exclusivo aos infectados pelo vírus.

Os números de internações têm se mostrado estáveis nos últimos 10 dias e isto se deve a agilidade garantida ao diagnóstico após o credenciamento do laboratório local, que é capaz de apontar um resultado dentro de até 48 horas, segundo informou, por meio de nota, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

De acordo com a atualização do CEC, entre os casos positivos e suspeitos, 12 pacientes utilizavam os respiradores. Isso corresponde a 19% do total, uma vez que há 63 equipamentos de ventilação disponíveis para o uso dos enfermos.

A Vigilância Epidemiológica (VE) afirma que as diferentes cepas do vírus podem influenciar na gravidade da doença em cada paciente, bem como na disseminação para a comunidade. Além disso, o critério de conduta para o tratamento, seja ele sob internação, uso de respiradores ou isolamento domiciliar, é decidido pela equipe médica, com base nos sintomas e no quadro estado geral de cada paciente.

Ainda que haja leitos e respiradores disponíveis, o momento requer cuidado e cooperação coletiva. Isso porque o achatamento da curva de contágio só será alcançada quando o distanciamento controlado e as medidas de higiene forem cumpridos pela população em massa.

ATUALIZAÇÃO
Em Jundiaí são 132 casos positivos do covid-19, sendo dois novos registrados na tarde desta terça-feira (28). Entre os casos positivos, há 13 óbitos, 101 em isolamento domiciliar e 18 internados. Os casos suspeitos são 49, sendo sete mortes sob investigação, nove munícipes internados e outros 33 aguardando em casa.

No município há 64 leitos ocupados por pacientes com coronavírus na rede pública e privada, sendo 42,1% ocupados por munícipes locais, o que corresponde a 27 leitos. Os demais correspondem a moradores vizinhas.

NA REGIÃO
Em Várzea Paulista 14 novos casos foram confirmados entre segunda (27) e terça-feira (28) totalizando 24 munícipes testando positivo. Deste número, um óbito e 17 curados. Há ainda 11 casos suspeitos, sendo uma morte sob investigação e outros 24 descartados.

Em Campo Limpo Paulista 12 casos positivos foram registrados e três faleceram. Outros oito munícipes estão sob suspeita e 17 foram oficialmente negativados.

Louveira registra 13 casos confirmados. Dentre esses 10 foram curados e um foi a óbito. Além disso, a cidade registra 74 casos suspeitos, 11 aguardando resultados e 50 já foram descartados.

Itupeva segue com quatro casos confirmados, sendo uma morte, dois curados e um munícipe que está internado. Outros três casos estão sendo investigados e 17 foram negativados.

Cabreúva registra cinco casos confirmados, sendo zero mortes. Há ainda cinco suspeitos e 27 descartados.

Em Jarinu há três casos confirmados, sendo duas recuperações e um óbito. Além destes, há 29 casos suspeitos, dentre esses cinco são óbitos sob investigação. Outros dez já foram descartados.

 


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/saude-tem-30-dos-leitos-de-uti-ocupados/
Desenvolvido por CIJUN