Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Segundo dia do Carnaval reúne 7 mil pessoas

ISABELA CRISTÓFARO | 06/03/2019 | 05:00

Em Jundiaí, o último dia de Carnaval, que reuniu 7 mil pessoas, foi marcado pelo desfile das escolas Marujos da Zona Sul, União do Povo, pelo grupo de acesso, e Arco Íris e Unidos da Zona Leste, pelo grupo especial. Nos dois dias de desfiles, oito escolas passaram pela Cidade Administrativa, localizada próxima ao Terminal Hortolândia.
A apuração dos resultados será realizada nesta quarta-feira (6), a partir das 10 horas, no Complexo Fepasa. Dentre os critérios levados em consideração serão avaliados o samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, a bateria, evolução e alegoria.
Com homenagem aos 50 anos do bairro Santa Gertrudes, a Marujos da Zona Sul abriu o desfile de ontem. Sobre o tema, o presidente da escola, Samuel Souza, 31 anos, esclarece que a razão da escolha deve-se ao fato das raízes familiares. “Meu pai foi um dos primeiros moradores do Santa Gertrudes. Acompanhamos o crescimento do bairro, por isso decidimos fazer essa homenagem”, explica. No desfile, havia homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que representa a religiosidade dos moradores do bairro, segundo os organizadores. A rainha de bateria, Rayara de Carvalho, 20 anos, demorou cinco horas para se arrumar. Há doze anos no Carnaval de Jundiaí, sempre busca algo a mais. “Sonho em subir para o grupo especial e também em ser rainha de Carnaval dessa cidade”, diz.
Para as festividades, uma estrutura diferente foi planejada neste ano. O gestor de cultura, Marcelo Peroni, explica que tentou proporcionar equilíbrio entre aqueles que gostam ou não de Carnaval. “Optamos por montar um espaço multiuso que garanta segurança e uma boa apresentação para as escolas”.
A professora Lilian Tomazetti, 38, acompanhada do marido, Charles, e das filhas Lívia, 4, e Nicole, 13, disse que o clima está bem familiar. “Notamos que tem bastante polícia e bombeiros. Está muito mais organizada em relação aos outros anos”, compara.
Segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Jundiaí, 60 Guardas Municipais, 15 Agentes de Trânsito e 52 Policiais Militares trabalharam no feriado. Nas duas noites de festa, 13 mil pessoas assistiram ao desfile.
Quanto às outras escolas, a União do Povo desfilou com o tema “Mito ou Realidade”; a Arco-Iris, “O Brasil que Queremos; e a Unidos da Zona Leste prestou homenagem ao Museu Solar do Barão.

T_AM620006


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/segundo-dia-do-carnaval-reune-7-mil-pessoas/
Desenvolvido por CIJUN