Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Desfiles começam hoje às 19h na Cidade Administrativa

SIMONE DE OLIVEIRA | 02/03/2019 | 05:03

Os desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial começam hoje na Área Administrativa, localizada próximo ao Terminal da Vila Hortolândia e para garantir a segurança dos foliões algumas mudanças foram feitas.
Uma delas foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas em torno da área dos desfiles. Outra iniciativa foi o reforço de policiais militares e de guardas municipais dentro e fora da Área Administrativa sendo que as duas corporações estarão à serviço do Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ). Segundo o comandante da GM, Benedito Carlos Moreno, a cidade contará com segurança ampliada.
Instalado na sede do Paço Municipal, o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí foi criado com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade tanto para os participantes quanto para a população em geral. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Carlos Moreno haverá aumento de efetivo para atuar tanto na área de desfiles quanto nas ruas onde os blocos passarão, porém tranquiliza a população de que a cidade continuará com o monitoramento normal e de rotina.
“Para a população que não aderir ao Carnaval o atendimento por meio do 153 ocorre normalmente. Houve um remanejamento das equipes para atuarem na área interna do local de desfile, mas também haverá equipes nas ruas”, reforça o comandante.
Com parceria da Polícia Militar e do Juizado de Menores, a atuação do Centro Integrado passa a funcionar hoje, a partir das 14h. Por meio de 21 câmeras e drones, o comitê inicia o monitoramento até uma hora antes do início de cada desfile, estendendo-se até o término de cada evento, quando estiver finalizada a limpeza dos locais.
O comandante lembra que a ausência de bebidas irá ajudar a manter a ordem e a segurança durante as festividades, porém se o comerciante ambulante for pego cometendo a infração terá a mercadoria apreendida. “Como estaremos junto com a Fiscalização do Comércio, a mercadoria será apreendida e caso haja resistência será tomadas as providências legais, inclusive de prisão”, adianta.
O Comitê é considerado um exemplo de efetividade e conta com a participação de representantes da Unidades de Gestão da Prefeitura e das forças de segurança, como a Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário.
Entre as principais ocorrências registradas no último ano, de acordo com o comandante Moreno, está a embriaguez por parte de menores. Segundo ele, muitos são pegos com bebidas e este ano o foco estará neste público. “Infelizmente é uma crescente as ocorrências no Carnaval de álcool e de menores. Com o Juizado (de Menores) faremos as abordagens e chamaremos os pais para que fiquem cientes das ocorrências”.COMANDANTE DA GM MORENO COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL BENEDITO MARCOS MORENO


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sem-alcool-carnaval-e-focado-em-seguranca/
Desenvolvido por CIJUN