Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Serviços para acolher idosos devem ter qualidade

THIAGO AVALLONE | 21/12/2019 | 05:00

No fim do ano muitas famílias aproveitam para viajar, mas nem sempre conseguem levar os parentes idosos junto com eles e assim começam a procurar alternativas para proporcionar bem-estar aos parentes. Asilos, hotéis ou a contratação de enfermeiras particulares são algumas das opções, porém é preciso atenção na hora de contratar qualquer um dos serviços.

Para a aposentada Wilma Buchene, de 73 anos, hoje em dia a melhor solução são os hotéis. Conhecido como lar para idosos, estes estabelecimentos chegam com um conceito diferente dos asilos e das clínicas geriátricas, buscando oferecer ao idoso um ambiente acolhedor e mais próximo do seu lar.

Wilma explica que prefere deixar a sua mãe, Maria Dora, de 104 anos, no hotel porque se sente mais segura e sabe que a matriarca será bem tratada. “É realmente como um hotel. Os idosos ficam livres, se divertem, têm conforto, além de ter profissionais responsáveis que olham por eles 24 horas”, disse Wilma Buchene.

De acordo com o empresário e proprietário de um desses lares, Antonio Simionatto, a maioria das pessoas não tem paciência ou conhecimento para lidar com as necessidades de um idoso, por isso acabam recorrendo ao serviço de um profissional. “As pessoas acabam deixando os familiares mais velhos, pois, além da rotina corrida do dia a dia, ainda precisam aprender a lidar com as necessidades e isso não é fácil”, explicou.

A enfermeira Alessandra Almeida, de 45 anos, ressalta a importância de ter um profissional por perto 24h e conta qual o segredo para fazer com que todos fiquem felizes, mesmo longe dos parentes. “Em hotéis há profissionais especializados que estão prontos para para oferecer bem-estar físico e emocional. mas com qualidade e respeito. O principal aqui é poder dar atenção e carinho para todos eles, é só isso que eles querem. É claro que precisam dos cuidados que nós profissionais aprendemos no curso, mas acima de tudo, carinho é sempre importantes”, diz.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/servicos-para-acolher-idosos-devem-ter-qualidade/
Desenvolvido por CIJUN