Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

‘Setembro Dourado’ mobiliza ações contra o câncer infantil no Grendacc

VINICIUS SCARTON | 29/08/2018 | 05:20

O Grupo em Defesa da Criança com Câncer de Jundiaí, o Grendacc, participa mais um ano do “Setembro Dourado”. Promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e Adolescente com Câncer, a campanha retrata o mês de luta contra o câncer infantil e acontece em todo o Brasil. Neste ano, a entidade jundiaiense está programando diversas ações que preconizam a conscientização sobre o câncer na infância e adolescência e, principalmente, reforçam a necessidade do diagnóstico precoce.

“Nosso principal objetivo é conscientizar quanto à existência da doença e, principalmente, promover ações educativas que permitam que os casos confirmados cheguem até nós, para tratamento, o mais breve possível. Quanto menos avançada estiver a doença, maiores são as chances de cura”, lembra a diretora-presidente do Grendacc, Verci Andrêo Bútalo.

Uma das ações é a série de visitas às Câmaras Municipais da Região. A primeira delas foi nesta terça-feira (28), em Jundiaí. A diretoria da entidade vai visitar ainda o Legislativo de Itupeva, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itatiba, Cabreúva e Louveira.

Já neste sábado (1º), às 20h, no Teatro Polytheama, a programação segue com o concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí, que prestará um serviço social e de apoio ao Grendacc. O público poderá, ao final da apresentação, fazer doações a entidade. Além disso, diversos jantares prometem agitar Jundiaí e Região, com parte da renda destinada a instituição.

Também haverá uma missa no dia 12 de setembro, às 15h30, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itatiba. Já no dia 22, voluntários e amigos do Grendacc realizarão o tradicional “Pedágio do Bem” em vários pontos de Itatiba, com propósito de arrecadar fundos para a entidade.

HISTÓRIA DE VIDA
Foi justamente o diagnóstico precoce que possibilitou a recuperação do pequeno Rodrigo Infanger Gomes Soares, de 10 anos, Desde dezembro de 2016, ele realiza tratamento oncológico no Grendacc. De acordo com sua mãe, Daiane Cristina Infanger, ele foi diagnosticado com um tipo de câncer conhecido como sarcoma de Ewing, notado em sua panturrilha direita. “Além disso, os médicos também identificaram metástase no pulmão.”

Segundo ela, no Grendacc o filho recebeu diversos tipos de tratamentos – psicológicos, nutricionais, classe hospitalar e de quimioterapia. “Hoje, o Rodrigo está curado. Ele retornou para a escola e voltou a fazer o que mais ama na vida: jogar futebol”, comemora. O garoto seguirá o tratamento até dezembro e, a cada seis meses passará por exames para manutenção. Para Rodrigo, o Grendacc tem grande importância em sua vida.

“Tenho um carinho especial pela entidade. Sou muito grato a todos que me ajudaram ao longo deste período”, diz.  Por ano, o Grendacc realiza mais de 40 mil atendimentos e procedimentos de oncologia e outros diagnósticos. Ao longo de 23 anos de funcionamento, a entidade já atendeu milhares de crianças, atingindo o índice de cura de 80%, a exemplo dos grandes centros de referência.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/setembro-dourado-mobiliza-acoes-contra-o-cancer-infantil-no-grendacc/
Desenvolvido por CIJUN