Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sincomercio e Procon orientam sobre trocas de presentes após o Natal

Da Reportagem Local . redacao@jj.com.br | 27/12/2017 | 14:53

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Embora o Procon de Jundiaí ainda não registre reclamações de consumidores em relação a trocas de presentes, a procura por orientação tem sido constante, conforme informação da coordenadora Gabriela Ribas Glinternik. A pedido do Sincomercio Jundiaí e Região, ela fornece algumas dicas para o consumidor não ficar insatisfeito na hora da troca da mercadoria.

“A troca obrigatória para o lojista é quando o produto apresenta defeito. Já em relação ao tamanho da mercadoria, modelo e cor, não se torna obrigatória, mas vale o que for prometido pela loja na hora da compra. O ideal é que a política de troca conste no verso da nota fiscal”, aconselha Gabriela.

Para o presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, Edison Maltoni, a troca é mais uma vantagem que o consumidor jundiaiense encontra no comércio varejista local. “Jundiaí possui um comércio grande e importante para a Região. Tudo se compra aqui, sem ter necessidade de ir para fora. Mantemos, inclusive, a tradição da troca para respeitar o cliente”, afirma.

A coordenadora do Procon acrescenta que cada comerciante pode fazer a sua regra em relação à troca, mas geralmente fica estabelecido um prazo de 30 dias para o cliente trocar a mercadoria. Segundo Gabriela, há uma legislação específica para o comércio eletrônico e uma das orientações para o consumidor que fizer compras on-line é que observe se há um canal de comunicação no site.

Direito de Arrependimento
De acordo com a coordenadora do Procon, o Código de Defesa do Consumidor estabelece em seu artigo 49 o Direito de Arrependimento aos clientes que fizerem compras on-line. Neste sentido, a troca deve ser feita em até sete dias a partir do momento da compra ou da entrega da mercadoria.

Consumidores que desejarem fazer alguma queixa em relação à troca no estabelecimento comercial onde adquiriu a mercadoria podem registrá-la no site www.consumidor.gov.br ou comparecer pessoalmente na unidade do Procon em Jundiaí, cujo atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 16h, com número limitado de senhas. A unidade fica na rua Barão de Jundiaí, 153, Centro.

 

*via assessoria de imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sincomercio-e-procon-orientam-sobre-trocas-de-presentes-apos-o-natal/
Desenvolvido por CIJUN