Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sírio terá parceria com a FMJ em atuação médica no Hospital Regional

| 23/06/2014 | 00:50

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que fará a administração do Hospital Regional de Jundiaí, negocia uma parceria com a FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) para o fornecimento de mão de obra médica especializada e a abertura de espaço para ensino e pesquisa de futuros profissionais formados pela instituição de ensino.

A informação foi confirmada tanto pelo instituto quanto pela FMJ. De acordo com a gerente executiva do instituto do Sírio-Libanês, Ana Paula Pinho, já ocorreram conversas e tal parceria não deverá trazer custos a nenhum dos lados. No entanto, ela explica que o Sírio deverá contratar outros médicos além dos fornecidos pela FMJ, mas a quantidade – ainda não divulgada – vai depender da fila de espera por atendimento, fornecida pela Secretaria de Saúde do Estado.

“Podemos trabalhar em conjunto com a FMJ e inclusive a faculdade pode nos subsidiar com questões de ensino e atualizações, o que sempre representa um ganho para o paciente”, diz ela. “A ideia é trabalhar com grupos e, neles, os médicos selecionam seus assistentes”, conta Ana Paula, sobre a posição do aluno ao lado do médico e professor no dia a dia do hospital.

Ao trazer o ensino e pesquisa para o Hospital Regional, a gerente executiva explica que assim se cumpre uma das missões do instituto. “Não existe boa instituição de saúde que não tenha ensino e pesquisa.”

O hospital começa a funcionar em 15 de julho, quando a parceria com a FMJ já deverá estar firmada. O atendimento começa com consultas ambulatoriais e só depois serão marcadas as primeiras cirurgias. O hospital – que trabalhará de “portas fechadas”, apenas com agendamento – começa a funcionar com 15 leitos. Em dezembro, 60 leitos já deverão estar abertos, com o restante em funcionamento no ano que vem. Ao todo são 120 leitos.

A gerente executiva elogiou a FMJ e diz que o Sírio, em São Paulo, tem médicos em seu quadro formados pela faculdade. O diretor da FMJ, Itibagi Rocha Machado, confirma as intenções de ambos os lados na parceria e afirma que algumas reuniões deverão ocorrer nas próximas semanas. “É importante lembrar que nossa parceria com os hospitais Universitário e São Vicente continuam”, diz. “A nova parceria ampliará o nosso trabalho.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sirio-tera-parceria-com-a-fmj-em-atuacao-medica-no-hospital-regional/
Desenvolvido por CIJUN