Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sobam comemora 50 anos de benfeitorias aos jundiaienses

Felipe Torezim | 24/06/2018 | 05:15

50 anos não é para qualquer empresa. Ainda mais quando se completa meio século cuidando de vidas e prezando pelo bem-estar das pessoas. É dessa maneira que o Grupo Sobam (Sociedade Beneficente de Assistência Médica) comemora o quinquagésimo aniversário neste ano, mais precisamente em 20 de agosto.

Foi justamente com a ideia de cuidar de vidas que os sócios Paulo Afonso de Luna Pinheiro, Lázaro de Freitas Nunes, Renato de Almeida Furtado e Arnaldo Martins dos Reis fundaram o grupo. “Posso dizer que cumprimos a meta de quando iniciamos. Os trabalhos desenvolvidos em prol de outras pessoas, ainda mais em Jundiaí, uma cidade que nos acolheu”, diz Paulo Afonso, hoje, com 77 anos.

Paulo relembra o momento em que fundaram o grupo. Foi em 1968, logo após os amigos se formarem em medicina e receberem o convite da prefeitura de Campo Limpo Paulista para eles cuidarem do hospital da cidade. Em 1972, os planos de saúde começaram a aparecer e a Sobam começou a fechar alguns convênios empresariais em Jundiaí.

À época a estrutura era dividida em três ambulatórios – nas ruas do Rosário, Senador Fonseca e Rangel Pestana, além da ala na Casa de Saúde Domingos Anastácio. Em 1985, a compra do terreno, no Vianelo, onde hoje é o Hospital Pitangueiras, mudou o patamar do Grupo Sobam.
“Pudemos construir o hospital e centralizar o atendimento. Além disso, acredito que a região se desenvolveu muito por conta do hospital, já que os comércios aproveitam o grande movimento de funcionários e pacientes”, afirma Paulo.

O que começou pequeno, hoje conta com quase mil funcionários, mais de 800 empresas conveniadas, 640 médicos, 197 leitos e aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída, onde estão abrigados os pronto-socorro adulto, com recepção, 11 consultórios, triagem, farmácia e coleta laboratorial. E o pronto-socorro infantil, com recepção, seis consultórios, coleta laboratorial e sala de observação exclusiva. “Espero que a Sobam continue para sempre, pois temos pessoas capacitadas para tocar o trabalho e manter o grupo uma referência de saúde na cidade”, finaliza Paulo.

Celebração
A missa em comemoração aos 50 anos será na paróquia Nova Jerusalém, na Vila Della Piazza, às 19h, nesta segunda-feira (25). O celebrante será o Bispo Dom Vicente CostaDIA DO MEDICOHOSPITAL PITANGUEIRAS SOBAM


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/sobam-comemora-50-anos-de-benfeitorias-aos-jundiaienses/
Desenvolvido por CIJUN