Jundiaí

Sopas como opções práticas e saudáveis durante os dias frios

As sopas e os caldos quentes são ótimas opções para quem deseja ter um alimento saudável, nutritivo, porém que esquente nestes dias frios típicos do inverno. Apesar de serem fáceis de ser preparadas, a escolha dos ingredientes deve ser feita com calma para que o prato não se torne calórico. De acordo com a nutricionista funcional e esportiva Samanta Infante, de 42 anos, as sopas são opções práticas para as refeições principais do dia a dia, como o almoço e o jantar, por isso são muito procuradas nesta época do ano. “Uma sopa quentinha é sempre muito bem-vinda nos dias mais frios, mas devemos nos atentar a alguns detalhes. No almoço devemos optar por consumir sopas que tenham pouco carboidrato, então arroz, macarrão, batata inglesa não são indicadas. No jantar podemos optar por uma sopa mais leve, utilizando os legumes com carne magra ou frango”, explica Samanta. Para que a sopa se torne uma opção nutritiva e saudável, sem ser calórica, é preciso equilibrar a composição dos ingredientes e a escolha deles. “Inserir manteiga, leite, creme de leite ou carne gordurosa, certamente tornará a refeição mais calórica, mas podemos fazer adequações. Para substituir o creme de leite, por exemplo, pode-se usar o queijo cottage ou a ricota. Para substituir a manteiga usada para refogar, o óleo de coco sem sabor é essencial”, complementa Samanta. SABOR E ENERGIA A nutricionista funcional Carina Scapinelli, de 41 anos, reforça que uma sopa saudável deve conter proteínas, fibras e gordura boa. “Para fazermos uma sopa saudável sem deixar de lado o equilíbrio nutritivo devemos utilizar alimentos ricos em proteínas. O ovo, por exemplo, é uma opção. Devemos utilizar também as fibras, que seriam os legumes e as verduras e assim podemos variar escolhendo pelo menos três tipos, além também da gordura boa, como o azeite, sementes de chia, linhaça entre outras”, complementa a nutricionista. Com todas essas dicas, chegou a sua vez de preparar a sua sopa saudável, pensando nisso, as nutricionistas separaram algumas receitas, confira. SE AQUEÇA Sopa de brócolis Ingredientes: 3 mandioquinhas médias; 1 cenoura; 1 brócolis ninja inteiro; 1 fatia de abóbora; 1 xícara de castanha de caju; sal a gosto e especiarias a gosto Modo de preparo: Lave os vegetais. O brócolis separe em buquês e o restante, retire a casca e corte em rodelas. Em uma panela a vapor coloque água pela metade e acrescente  as castanhas. Na parte de cima coloque os vegetais deixando o brócolis por cima. Deixe os vegetais bem molinhos. Bata primeiro as castanhas com a própria água do cozimento e após os vegetais. Volte para o fogo, acrescente o sal e as especiarias de sua preferência (usei uma mistura pronta com curcuma, orégano, pimenta, cominho entre outras. Pronto é só saborear. [gallery columns="2" size="medium" ids="95434,95433"] Creme de abóbora e gengibre Ingredientes: 500 gr de abóbora; 1 cebola picada; 1 colher de azeite extravirgem; 1 colher de raspas de gengibre; 1 litro de água; sal a gosto; salsinha picada a gosto. Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite. Em seguida acrescente a abóbora, junte o gengibre, o sal e a água. Cozinhe até ficar desmanchando. Após esfriar, bater no liquidificador. Volte a aquecer se necessário e sirva com salsinha.   Sopa creme de legumes com linhaça e gergelim Ingredientes: 1 dente de alho; 1 cebola média; 1 colher de sopa de óleo de coco sem sabor; 2 cenouras médias cortado em cubos; 2 tomates sem pele cortado em cubos; 1 abobrinha cortada em cubos; 2 xícaras de ervilha fresca; 2 colheres de sopa de manjericão fresco; 1 xícara de couve picada. Linhaça triturada e gergelim a gosto. Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no óleo de coco, acrescentar o tomate e o manjericão e coloque todos os legumes. Coloque água até cobrir todos os legumes e deixe cozinhar. Após cozinhar, deixar esfriar, colocar a linhaça e o gergelim.   Sopa de ervilha com chuchu e shimeji Ingredientes: 1/2 cebola; 2 colheres de sopa de azeite; 1 pacote de ervilhas secas (deixar de molho de um dia para o outro e descartar a água); 1 chuchu ralado; 3 shimejis cortados em tiras; 1/2 litro d'água; 1 folha de louro; gengibre fresco ralado a gosto; sal e pimenta do reino e estragão a gosto. Modo de Preparo: Refogue a cebola picada no azeite até ficar transparente, acrescente as ervilhas, o chuchu, o shimeji e a água. Tempere com louro, gengibre, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por 20 minutos, quando estiver perto de desligar o fogo, acrescente o estragão   CONGELE Preparar uma sopa é algo simples e prático. Você pode até mesmo levá-la na sua marmita para o trabalho ou prepará-la como opção rápida e nutritiva, mas tanto para armazenar quanto para congelar é necessário se atentar a pontos importantes. A nutricionista Carina explica que não devemos congelar a sopa em potes plásticos. “O plástico é um disruptor endócrino, ou seja, ele pode desequilibrar muito os nossos hormônios, então não é recomendado que preparemos a sopa e a coloquemos em recipientes de plástico para congelar, pois ele terá contato direto com o alimento. Devemos preparar a refeição, colocá-las em recipientes de vidro com tampa e só assim levá-las ao congelador”, explica ela. Confira o passo a passo: 1.Prepare a sopa e deixe esfriar; 2.Distribua em porções individuais em potes de vidro; 3.Leve ao congelador. Para consumir, é só aquecer. Caso você não tenha intenção de congelar, armazene a sopa pronta na geladeira, ela deve ser consumida em até três dias. SERVIÇO Nutricionista funcional e esportiva Samanta Infante; Facebook: Nutricionista Samanta Infante; Insta:@nutri_samanta_infante Nutricionista funcional Carina Scapinelli: Insta:@carinascapinelli

Notícias relevantes: