Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Special Olympics reúne 400 crianças na pista do Bolão

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 19/09/2019 | 05:01

O Bolão foi palco da Special Olympics Brasil, movimento global sem fins lucrativos, centrado no desporto, que teve uma série de atividades esportivas, ontem pela manhã.

Segundo José Valentim, um dos organizadores desta edição, o evento tem extrema importância no desenvolvimento das crianças com algum tipo de deficiência e também nas que não têm, mas participam junto.

“A ideia é oferecer para crianças e adolescentes o entendimento e a vivência de momentos de descontração por meio da prática esportiva, sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade”, afirmou.

Na primeira edição em Jundiaí, Tereza Leitão, diretora nacional de esportes da Special Olympics Brasil, conta que foram 540 pessoas envolvidas. “Foram 15 escolas participando, com 400 crianças fazendo atividades durante toda a manhã”, explicou.

De todas essas crianças, 200 têm deficiência intelectual e as outras 200 não. Então são formadas duplas e equipes misturando as crianças para que uma tenha o apoio da outra. As outras 140 pessoas eram estudantes da faculdade de Educação Física de Jundiaí (Esef), que trabalharam como monitores durante as atividades. Fabiane Cantelli Gonçalves e Elenice Aparecida Galvão, mães que acompanharam os filhos no evento, destacaram a importância da atividade para as crianças.

“Minha filha é a Maria Clara, de 11 anos, que entrou no Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) em 2011 e isso ajudou demais no autismo dela, em relação a se socializar com as outras crianças”, destacou Fabiene.

“O Lucas Galvão, meu filho, tem 17 anos e também é autista. Ele entrou no Peama em 2011 e hoje adora participar das atividades de natação e tênis. Eles se sentem a vontade e acolhidos pelas outras crianças”, disse Elenice.

Tereza Leitão, finalizou a atividade afirmando que o evento foi um sucesso. “As crianças ficaram felizes e, com certeza, este foi o primeiro de muitos que ainda virão e com ainda mais gente participando.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/special-olympics-reune-400-criancas-na-pista-do-bolao/
Desenvolvido por CIJUN