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Substitua o bacalhau e economize na Páscoa

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 04/04/2019 | 05:01

Prato típico da Páscoa, o bacalhau não agrada a todos os paladares. Muita gente não gosta do sabor ou acha o peixe um produto de alto custo. Com isso, nesta época do ano, essas pessoas correm atrás de dicas boas e baratas para substituir o pescado tradicional da data.
Segundo o nutricionista Thiago Stravini Miyamoto, o bacalhau pode facilmente ser substituído por outros peixes. “Mesmo levando em consideração o fator nutricional (sódio) e econômico, os consumidores ainda possuem várias alternativas para substituir o bacalhau, como por exemplo a tilápia, atum, sardinha, pirarucu, pintado, tambaqui, Iratinga, entre outros”, explicou.
De acordo com o nutricionista, apesar do bacalhau ser um alimento rico em diversas substâncias, ele não é totalmente saudável e por isso substitui-lo pode ser uma boa ideia. “O Bacalhau apresenta minerais e vitaminas que possuem ácido graxo ômega 6 e ômega 3, que estão associados à redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O ponto negativo acaba sendo a alta concentração de sódio que o peixe apresenta, contando que hoje é um fator considerado vilão devido a hipertensão”. Segundo Thiago, outros peixes também possuem a mesma qualidade nutricional. “Alguns mais outros menos. O que mais vai pesar nessa substituição será o custo e o valor reduzido do sódio”, afirma.
A chef de cozinha Mariana Cunha diz que a merluza é uma boa pedida para a Páscoa, por ser o peixe da época. Ela ensina a preparar um prato de peixe empanado versátil que pode ser acompanhado de arroz, salada verde, batata frita, e até mesmo virar um sanduiche (confira a receita ao lado). “Além da merluza, pode ser usado um peixe de carne branca, macio e com pouco espinho”, recomenda.
Além de destacar os valores nutricionais dos peixes, o nutricionista dá algumas sugestões aos leitores de outros pratos que podem ser preparados para a data: Quinoa com atum e mix de folhas; Tilápia Grelhada com Risoto de coco; Pescada com batata e legumes ao azeite; Tambaqui assando com batatas e temperado com coentro ou salsinha como preferir; Panqueca de sardinha com legumes.

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