Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tendência de inverno com eventos mais frios se mantém

SOLANGE POLI E COLABORAÇÃO DE GRAZIELLY NEVES | 26/04/2019 | 05:05

Com a proximidade do inverno, muita gente se pergunta de teremos um frio mais rigoroso ou mais ameno como nos últimos anos. E mais uma vez a previsão dos institutos responsáveis pela pesquisa meteorológica revela uma tendência que se mantém nos últimos anos, dentro da normalidade, com frio ao amanhecer e à noite, e temperaturas mais elevadas durante o dia. Já a previsão de um frio mais intenso somente ocorre com uma semana de antecedência, segundo especialistas da área.
O pesquisador Jurandir Zullo Júnior, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), afirma que a previsão de consenso, que reúne os principais institutos de pesquisas, é utilizada como referência e não indica nenhuma anormalidade para o atual trimestre, para a região na qual o Estado de São Paulo está inserido.
“Nossa região é subtropical, com a predominância de duas grandes estações. De outubro a março, com chuvas e temperaturas mais elevadas, enquanto de abril a setembro são poucas ocorrências de chuvas, temperaturas mais amenas, com eventos frios, sem períodos duradouros”, diz o pesquisador.
Nos últimos anos, lembra Jurandir, os períodos estão mais quentes, quando comparados às décadas anteriores. “A última geada com impacto e prejuízo na agricultura ocorreu em julho do ano 2000, portanto estamos há 18 anos sem geadas significativas, o que é sinal das mudanças climáticas, com aumento dos extremos”, afirma, apontando que por enquanto a previsão é de estabilidade, com diminuição das chuvas, temperaturas mais amenas e possíveis episódios de dias mais frios, que são previstos geralmente uma semana antes, as chamadas frentes frias.
Nas demais regiões do País o quadro é bem diferente, conforme salienta o pesquisador. Na região sul as quatro estações continuam bem definidas, com geada e neve no inverno, enquanto no Norte e Nordeste o clima é tropical e equatorial, predominantemente quente, com poucas variações.

Ar seco na região
Informações sobre o fenômeno El Niño, divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no início de março confirmam-se no outono deste ano, com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, mas com intensidade fraca.
Prevalecem, no entanto, as elevadas temperaturas em todas as regiões do país e em Jundiaí não está diferente. Segundo informações do Climatempo, site especializado em meteorologia, o clima quente e seco continua nos próximos dias, sem a expectativa de queda na temperatura na região. O ar seco ganha força e inibe as condições de chuva até amanhã, com temperaturas que estarão oscilando entre 19 °C e 28°C. A expectativa é que as temperaturas caiam um pouco na próxima semana.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez, a cidade enfrenta um período de estiagem, mas apresenta índices adequados. “Nos próximos dias podem ocorrer chuvas isoladas, sem grandes prejuízos. Com a frente fria que se aproxima a expectativa é que possa voltar a chover”, declara.

Fim de semana e feriado
O final de semana deve começar com sol e temperatura máxima de 28°C. No domingo são previstas pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, chegando aos 19°C. Na segunda-feira (29) a passagem de uma frente fria muda o tempo na Região, com previsão de chuva e queda na temperatura. Já para o feriado de 1º de maio, conforme o Climatempo, é previsto um dia de sol, com aumento de nuvens durante o dia, frio ao amanhecer e também à noite.

FRIO NA CIDADE


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/tendencia-de-inverno-com-eventos-mais-frios-se-mantem/
Desenvolvido por CIJUN