Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

TIME Jundiaí investe em equipamento para reduzir desgaste físico

DA REDAÇÃO | 11/04/2019 | 19:53

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) adquiriu um equipamento importante para os treinamentos dos atletas do TIME Jundiaí: a plataforma de salto. O aparato afere a capacidade neuromuscular dos esportistas e, com isso, indica se o plano de treinamento RESISTIDO está sendo realizado de forma a garantir o máximo da capacidade, evitando a fadiga, as possíveis lesões que atrapalham o andamento das equipes, assim como corrigir falhas nas cargas, volumes e intensidade. A partir do uso, será montado um banco de dados para a análise da evolução dos atletas de forma individual.

De acordo com a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, Rita Orsi, a aquisição é uma conquista almejada há tempos. “O investimento na plataforma de salto, de R$ 8 mil, atenderá a todos os atletas do TIME Jundiaí, aferindo a potência muscular de cada atleta. A partir dos dados, o sistema montará um banco de informações. Isso oferecerá a oportunidade de estabelecer comparações de rendimento, ano a ano. Os cálculos também apontam se o plano de treinamento estabelecido para cada atleta está adequado, aquém ou acima do necessário”, detalha.

Ainda, de acordo com a diretora, o aparelho também poderá ser usado para busca de novos talentos para as equipes. “Pelas fórmulas disponíveis no sistema, é possível identificar, a partir do peso, altura, idade e salto, o potencial do jovem. Muitas vezes, as crianças e jovens acabam buscando apenas determinadas modalidades, mas nem sempre, essas são as que possuem maior potencial”, analisa.

De acordo com Bruno Mazzuco, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos treinos específicos, o equipamento proporciona diferencial para a cidade. “Esse é mais um investimento que, junto com os exames e as medições de capacidade física, auxiliará as equipes a reduzirem as perdas de atletas por lesões ao longo da temporada”, explica. As análises foram iniciadas nesta semana. Pela praticidade do equipamento, as aferições estão sendo realizadas em vários Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs).

esportes_bolao-39


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/time-jundiai-investe-em-equipamento-para-reduzir-desgaste-fisico/
Desenvolvido por CIJUN