Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Títulos de 7 mil eleitores devem ser regularizados

SOLANGE POLI | 04/05/2019 | 05:03

Os eleitores que não votaram ou justificaram sua ausência em três pleitos eleitorais consecutivos correm o risco de terem seus títulos cancelados se não providenciarem, junto a seus respectivos cartórios, a regularização dos documentos até a próxima segunda-feira, dia 6 de maio. Em Jundiaí, são no total 7.051 títulos passíveis de cancelamento, conforme os números divulgados na 65ª, 424ª e 281ª zonas eleitorais. A movimentação nos cartórios foi tranquila ontem e deverá ser mais intensa na segunda-feira.

Segundo Vasco José Monteiro, chefe do cartório da 65ª zona eleitoral de Jundiaí, não é possível mensurar neste momento o número de eleitores que ainda não fizeram a regularização, o que deve ocorrer somente após o término do prazo e processamento final.”O movimento durante a semana esteve dentro da normalidade. É importante lembrar que muitos eleitores também regularizam seus títulos em outros municípios, por uma série de motivos, como alteração de nome e endereço, por exemplo. Quando falamos em pleitos, é importante frisar que são os turnos de votação. Nessa contabilização, cada turno é considerado um pleito em separado”, explica Monteiro, alertando que mediante o agendamento pelo site www.tre-sp.jus.br o eleitor tem seu atendimento agilizado.

Para a regularização, basta obter a guia de quitação de multas, emitida no cartório ou no site, pagar a multa correspondente a cada ausência e comparecer à zona eleitoral com o comprovante de pagamento.

Impedimentos
Caso não efetuem a regularização, os eleitores podem ter seus títulos cancelados, o que acarreta uma série de impedimentos, como obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, entre outros. Em Jundiaí, dos 81.961 eleitores da 65ª zona eleitoral, 2.075 são passíveis de cancelamento.

No cartório da 424ª zona eleitoral, a chefe Janessa Carolina de Avelar Papatella também espera um movimento maior no último dia do prazo. “Muitas pessoas ainda não viram as divulgações alertando para o risco de cancelamento. Dos 79.124 eleitores em Jundiaí, foram 1.816 faltosos. Já o período de cancelamento automático para os eleitores que não comparecem e regularizarem seus títulos vai de 17 a 20 de maio”, informou. Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio, segundo dados do TRE.

Na 281ª zona eleitoral são 150.294 eleitores aptos no total em Jundiaí, com 3.160 faltosos, passíveis de cancelamento caso ainda não tenham efetuado o procedimento de regularização.

 

CARTORIO ELEITORAL


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/titulos-de-7-mil-eleitores-devem-ser-regularizados/
Desenvolvido por CIJUN