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Treinar no inverno ajuda a emagrecer mais rápido

COLABORAÇÃO DE GRAZIELLY COELHO | 02/06/2019 | 06:00

A poucos dias do início do inverno, a vontade e disposição para seguir com a prática de atividades físicas vão diminuindo, especialmente para quem treina pela manhã e enfrenta o frio intenso do começo do dia.
Apesar das dificuldades, manter a disciplina e a rotina nos treinos é fundamental para alcançar os resultados esperados, mas é necessário atenção e cuidados especiais. O atleta Ariovaldo Alves conta que, independente do clima, busca sempre manter a rotina nos seus treinos de corrida. “Quando está muito frio procuro alterar horários, buscando as horas mais quentes, quando é possível fazer isso. De qualquer forma, busco sempre manter a rotina dos treinos, faça chuva ou faça sol”.
Ariovaldo também revela que o uso de roupas mais adequadas durante o frio faz parte da sua rotina, além de manter os hábitos alimentares saudáveis. “Me alimento muito bem, principalmente no pós-treino. De modo geral, não se pode fugir da rotina se não perde-se o condicionamento e há uma queda grande de rendimento e performance de modo geral”, explica o atleta.
Segundo a educadora física, Liciana Rossi, o aquecimento é um dos principais cuidados que os praticantes de atividade física devem ter durante o período de baixas temperaturas. “Para que o treinamento não vire lesão é muito importante tomar cuidado com o aquecimento. Fazendo um bom aquecimento a gente consegue reverter a contração muscular, o corpo ganha calor, o sangue flui com mais facilidade e prepara o corpo para a atividade”, explica a especialista.
Liciana também ressalta a importância de usar roupas apropriadas para os dias de frio e outros detalhes para evitar gripes e resfriados comuns desta época do ano, especialmente para quem treina ao ar livre.
“A recomendação é se agasalhar adequadamente, proteger rosto, pés e as mãos, que são sensores de temperaturas. Proteger as vias aéreas e beber muita água também é importante. Quem treina ao ar livre precisa ter mais cuidado e se manter bem agasalhado, pois o clima gelado aumenta o risco de infecção respiratória, então a dica é tentar respirar pelo nariz”, esclarece.
A especialista revela que treinar no frio faz com que o gasto energético seja maior do que no verão. “Nosso metabolismo tem que trabalhar mais pra manter a temperatura, a musculatura está contraída e aumenta a circulação sanguínea, gastando mais energia, então o gasto calórico acaba sendo maior”.
Para os praticantes de atividades aquáticas, a recomendação da educadora é se atentar as temperaturas das águas e evitar o choque térmico. De acordo com a profissional, a água ajuda a evitar problemas respiratórios, como gripes, resfriados, bronquites, sendo uma boa sugestão para quem pensa em começar uma nova atividade.

ESPORTE NO FRIO
ARIOVALDO ALVES


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