Três capivaras são encontradas mortas em avenida próxima ao Eloy Chaves
Três capivaras foram encontradas mortas na manhã desta segunda-feira (11) na Avenida Antônio Pincinatto, no Eloy Chaves, em Jundiaí. O Jornal de Jundiaí entrou em contato com a Prefeitura de Jundiaí e questionou os possíveis motivos, bem como se os animais já haviam sido retirados da via. A Prefeitura afirmou que as unidades de serviço público fizeram a limpeza do local.
Já há algumas semanas, leitores e a própria equipe do JJ têm notado a presença cada vez maior dos animais pela cidade, como no Parque da Cidade, na ponte sobre o Rio Jundiaí próximo ao shopping, na descida do viaduto novo, no Córrego das Valquírias e hoje na Av. Antônio Pincinato.
Mesmo sem a resposta, a Prefeitura soltou uma nota durante a tarde alertando para o risco de Febre Maculosa, uma doença transmitida através de carrapatos contaminados com a bactéria “Rickettsia rickettsii”.
Em 2018, 5 casos suspeitos da doença que é grave e pode matar foram registrados na cidade, mas nenhum deles foi confirmado. Em 2017, entretanto, houve 19 registros e duas confirmações, com uma morte. Em 2016, foram registrados 5 mortes confirmadas com a doença, de sete confirmados em 44 registros.
*Atualização: às 19h25, a Prefeitura de Jundiaí, através da assessoria de imprensa, respondeu parte dos questionamentos feitos pelo Jornal de Jundiaí. Confira a íntegra da nota:
A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) afirma que as capivaras são animais da fauna silvestre, e portanto, protegidos. Por conta da adaptação em ambientes urbanos e instinto migratório, esses animais estão mais próximos dos centros. Não há solução única para os casos, já que demandam o envolvimento de esferas estaduais e federais inclusive com a modificação de leis. O tema será incluído nas reuniões do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), já que o trânsito das capivaras se faz pelos rios e alagados que cortam as cidade do Aglomerado Urbano de Jundiaí ( AUJ).

Foto: Alexandre Martins/Jornal de Jundiaí
Notícias relacionadas
-
31/12/2018
Retrospectiva – 1ª fase de obra das Valquírias é entregue
-
31/12/2018
Consumidores saem às compras no último dia do ano na cidade
-
30/12/2018
Nas férias, com espetáculos gratuitos
-
30/12/2018
Benefícios a contribuintes querem apoiar a retomada da economia