Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

UGPS espera aplicar 6 mil doses de vacina neste sábado

GRAZIELLY COELHO | 04/05/2019 | 05:04

Em Jundiaí, a campanha de vacinação contra a gripe já registrou mais de 32.358 doses aplicadas entre os públicos-alvo determinados pelo Ministério da Saúde (MS) até o dia 28 de abril. Na expectativa de ampliar a imunização entre gestantes e crianças, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para vacinação neste sábado (4).

O Dia D da Vacinação, como ficou conhecida a data, espera ampliar em 20% a imunização entre gestantes e crianças, totalizando, no mínimo, 6 mil doses. Segundo informações da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e da Vigilância Epidemiológica (VE) a faixa com maior imunização está entre as puérperas (mulheres que acabaram de dar a luz) com 62%, seguida dos idosos, 37,9%, e crianças, com 35,6% de vacinas aplicadas.

Segundo o infectologista e professor da USP, Roberto Focaccia, é importante que todos, a partir dos dois anos de idade, sejam imunizados com a vacina. “Se a vacinação atingir 90% da população o vírus não vai circular. A gripe (Influenza) ao contrário do simples resfriado (Rinovírus) pode causar doenças respiratórias gravíssimas, além de poder atingir outros órgãos nobres, em especial quem têm alguma doença de base. Todos devem tomar a vacina, especialmente, idosos, gestantes, imunossuprimidos e indivíduos que vivem confinados”, explica.

O especialista ainda afirma que, por se tratar de um vírus inativo, a vacina não traz nenhum risco. “A vacina protege de 50 a 80%. Não causa gripe porque é inativada e demora 15 dias para fazer efeito. O que pode acontecer são poucas e leves reações, como febrícula e dor local”. Roberto também alerta para as mutações que estão sempre acontecendo e, por isso, a imunização deve ser feita anualmente.

A vacina contra gripe está disponível para crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes (em qualquer período gestacional) e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais (inclusive aqueles que completas 60 até dezembro de 2019), trabalhadores da saúde e alunos dos cursos de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades.

Dia D
Neste sábado, o atendimento será das 8h às 17h na Clínica da Família, UBS Retiro, UBS Rami, UBS Santa Gertrudes, UBS Caxambu, UBS Tamoio, UBS Aparecida, UBS Anhangabaú, UBS Hortolândia e UBS Rio Branco.

VACINACAO DA GRIPE INFLUENZA UBS MORADA DAS VINHAS


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/ugps-espera-aplicar-6-mil-doses-de-vacina-neste-sabado/
Desenvolvido por CIJUN