Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Usuários aprovam aplicativos com horários e itinerários

| 05/06/2014 | 00:05

Cada dia mais, a população busca soluções para seus problemas corriqueiros na tela de um smartphone. Foi pensando nisso que três jovens jundiaienses criaram dois aplicativos distintos, ambos voltados para atender às necessidades dos usuários de transporte coletivo. Os apps “Bus Jundiaí” e “Vai de Bus” oferecem a possibilidade de consultar os horários e itinerários das diferentes linhas de ônibus que cortam o município e foram aprovados por muita gente.

“Meu objetivo é facilitar a vida de quem pega ônibus. Eu sou um usuário e vejo essa necessidade”, diz o estudante de ciências da computação, Renato França, 20 anos, criador do “Bus Jundiaí”. Hoje, essas informações estão disponíveis no site do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano).

“O diferencial é que oferecemos essas informações diretamente no aplicativo offline, ou seja, uma vez baixado no celular, a pessoa não precisa ter conexão com a internet para acessar as informações”, explica Renato Xavier, 24 anos, um dos criadores do “Vai de Bus”. Os dois programas estão disponíveis para serem baixados gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Clique aqui para baixar o Vai de Bus no Google Play

Clique aqui para baixar o Bus Jundiaí no Google Play

Mais antigo, o “Vai de Bus” já tem mais de 1.600 downloads registrados. Lançado há uma semana, o “Bus Jundiaí” foi aderido por 50 pessoas até agora. Para a vendedora Raquel Proença Barros, 23, os apps são uma boa saída para otimizar seu tempo. “Há dias em que fico esperando 40 minutos porque não sei quando o ônibus vai passar. Se eu tivesse essa informação no celular, eu poderia me programar melhor.”

Patrícia Aparecida Bonanome, 40, enfrenta a mesma dificuldade todo dia. “Meu principal desafio é pegar ônibus no fim de semana, quando há menos carros. Nunca sabemos quando vai passar.”

Incentivo – Para os jovens jundiaienses, o momento é ideal para o surgimento de ideias, já que o investimento em tecnologia tem sido grande. “Principalmente com tanto crescimento em direção ao empreendedorismo, o mercado está favorável para quem quer inventar”, diz Renato Xavier. Renato França acredita que aplicativos sejam hoje a maior forma de comunicação das pessoas.

“Tenho uns 80 baixados no celular, desde apps sociais até um que traduz textos usando a câmera”, conta. Na semana passada, um grupo de alunos do Sesi Jundiaí partiu para o Canadá, onde apresentarão o projeto de um aplicativo chamado “Jedi’s Stay Safe”, que oferece as melhores saídas em casos de enchentes.

Sistema GPS – Os 301 ônibus que prestam serviço para a Prefeitura de Jundiaí são equipados com sistema de GPS, que permite o monitoramento para evitar atrasos. Até o começo do ano passado havia painéis em que os dados desses GPS ficavam disponíveis para a população. No Terminal Central, o painel continua funcionando; já nos pontos do Maxi Shopping e do Complexo Argos, não.

A Secretaria de Transportes informa que vai notificar as concessionárias para que acionem a empresa responsável pelos painéis. “Buscamos constantemente inovações no serviço.” A operadora de produção Lucelene Silva, 28, sente falta deste serviço. “Facilitava a espera.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/usuarios-aprovam-aplicativos-com-horarios-e-itinerarios/
Desenvolvido por CIJUN