Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacina contra a gripe atinge 70% da meta em Jundiaí

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 05/06/2019 | 05:00

Desde que foi liberada para toda a população, na última segunda-feira (3), a vacina contra a influenza (gripe) é cada vez mais procurada pelos moradores de Jundiaí.

A ampliação do público também está ajudando a aumentar o número de pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes puérperas, trabalhador de saúde, portadores de doenças crônicas ou outras condições especiais e crianças de seis meses a menores de 6 anos, que mesmo com a prioridade para vacinação de 10 de abril a 31 de maio, ainda não haviam procurado nenhuma Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Jundiaí conta com 20 mil doses disponíveis.

A aposentada Maria Eunice de Castro, de 66 anos, não consegui se vacinar dentro da data de prioridade, mas assim que conseguiu um tempo livre foi direto tomar a vacina. “Não pude vir antes pois estava cuidando da minha mãe de 88 anos e minha tia de 87, que estavam com problemas nos joelhos. Depois que elas melhoraram eu pude aproveitar pra vir cuidar da minha saúde”, afirmou.

Com a dona Omerinda Rosa Ferreira, de 82 anos, também aproveitou a data estendida para garantir a vacina. “Tive dengue há algumas semanas e foi melhor eu esperar passar para me vacinar”, explicou.

Na tarde de ontem, Luciene do Amaral Nonato, de 39 anos, estava acompanhando a vacinação da filha Alícia, de um ano, na Unidade Básica de Saúde da Vila Rio Branco. “Minha filha tomou a primeira dose da vacina há um mês e hoje estamos realizando a segunda dose. É muito importante que todos tomem essa vacina, principalmente as crianças”, disse Luciene.
O motorista de aplicativo, Diógenes Souza, de 27 anos, aproveitou para ser vacinado logo no segundo dia de liberação para todo o público. “Não pode dar chance pro azar. Queria ter vindo ontem, mas só foi possível hoje e o importante é que agora estou imunizado”, afirmou.

BALANÇO
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o dia 29 de maio, 77,7 mil pessoas foram imunizadas somando gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos e profissionais da saúde, sendo atingida mais de 70% da meta, que é vacinar 95 mil pessoas em Jundiaí.

Durante o período de 10 de abril a 30 de maio, foram imunizadas 18.953 crianças (71,54% dos 26 mil), 44.957 idosos (89,33% de 50.329), 802 puérperas (111,54% de 719), 2.848 gestantes (65,13% de 4.373) e 10,2 mil trabalhadores em saúde (78,47% de 13 mil).


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacina-contra-a-gripe-atinge-70-da-meta-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN