Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação começa em todo o país

| 29/04/2014 | 11:24

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22) em todo o País, mas, em Jundiaí e nas demais cidades do Aglomerado Urbano (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista), por questões de logística, terá início nesta quarta-feira (23).

Em Jundiaí, a meta é vacinar mais de 76 mil pessoas, segundo a Vigilância Epidemiológica, incluindo a extensão de idade entre as crianças: de seis meses a cinco anos incompletos. No ano passado, o público infantil vacinado foi de seis meses a menores de dois anos. A campanha segue até o dia 9 de maio.

A campanha é uma oportunidade segura, segundo especialistas, de proteger a população mais vulnerável contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Moradora do Jardim do Lago, Camila da Cunha, 22 anos, já colocou na agenda a vacinação da filha Helena, de 10 meses.

“Tomei a vacina no ano passado e fiquei bem, agora é a vez dela. Acho importante prevenir porque a gripe deixa a pessoa muito mal. Imagina criança.” De acordo com o pediatra e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), José Hugo Lins Pessoa, a ampliação da faixa etária é positiva.

“Para cada ano é uma composição diferente, por isso é importante manter a vacinação todos os anos. Mesmo quando se trata de campanha nacional, as pessoas têm que confiar porque são vacinas de qualidade”, afirma o médico. Em Jundiaí, as vacinas estarão sendo dadas por meio de postos de vacinação móveis (especialmente no calçadão da rua Barão de Jundiaí) e também em todas as UBSs dos bairros, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 (exceto nos dias 1º e 2 de maio).

No dia 26, próximo sábado, todas as unidades estarão abertas e haverá, ainda, uma visita do posto móvel ao Criju (Centro de Referência do Idoso), no Complexo Argos, à tarde. A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí informa que a meta é vacinar 80% de cada um dos segmentos principais, estimados em 50.329 idosos, 21.326 crianças, 4.021 gestantes e 661 puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) somando 76.337 doses previstas.

Já em todo o Brasil, o Ministério da Saúde divulgou como meta vacinar 49,6 milhões de pessoas, o que significa 80% da população considerada de risco. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, podem procurar os postos pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, encarcerados e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, mas devem apresentar prescrição médica.

As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. Já mulheres no pós-parto devem comprovar ter dado à luz no período previsto pela campanha.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-comeca-em-todo-o-pais/
Desenvolvido por CIJUN