Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril

niza souza | 10/04/2018 | 21:12

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) começa no próximo dia 23 em Jundiaí. Este ano, até agora, ainda não há registro na cidade de casos suspeitos ou confirmados de H1N1. Segundo a Vigilância Epidemiológica, no ano passado foram cinco casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus influenza, sendo dois casos pelo vírus A (H3) sazonal, um caso pelo vírus A (H1N1), um caso pelo vírus A (H1) sazonal e um caso pelo vírus influenza B, mas não houve óbitos.

O público-alvo da campanha são idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, professores (mediante apresentação de documento que comprove a profissão) e portadores de doenças crônicas (com prescrição médica). A Vigilância estima que 87 mil pessoas devem ser imunizadas.

A campanha vai até 1º de junho e as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O “dia D” será em 12 de maio (sábado), nas unidades Central, Colônia, Eloy Chaves e Rami, que estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação.

Este ano, além do vírus H1N1, o Ministério da Saúde alerta que alguns estados já registram os primeiros casos de infecção pelo H3N3 – também protegido pela vacina -, um tipo de vírus Influenza que infectou mais de 47 mil pessoas nos Estados Unidos e provocou mortes, principalmente de crianças e idosos. Em Jundiaí, ainda não há registro de suspeita ou casos desse vírus.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-gripe-comeca-no-dia-23-de-abril/
Desenvolvido por CIJUN