Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra gripe será concentrada em 10 UBSs

DA REPORTAGEM LOCAL | 30/07/2018 | 12:28

Com o objetivo de reduzir as perdas de doses e promover a imunização da população priorizada pelo Ministério da Saúde (MS) que ainda não se vacinou, a Vigilância Epidemiológica (VE), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), passa, a partir de segunda-feira (30), a centralizar a vacinação contra gripe em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até o final do estoque.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

A vacinação contra a gripe é realizada em Jundiaí desde o dia 23 de abril para os grupos determinados pelo MS (idosos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas). Contudo, até a divulgação do último balanço pela VE, 78%, ou seja, 82.910 pessoas, do público estimado em 106 mil, havia se imunizado. A partir de segunda-feira (30) somente as UBSs Eloy Chaves, Novo Horizonte, Hortolândia, Morada das Vinhas, Anhangabaú, Comercial, Colônia, Jundiaí Mirim, Agapeama e Santa Gertrudes terão a oferta da dose durante o horário de atendimento.

“Apesar de todo o tempo de oferta da vacina, com disponibilização em sábado (12 de maio), a procura foi baixa, principalmente entre as crianças (77,43%) e gestantes (73,80%). Como temos poucas doses, centralizamos a oferta em algumas unidades para evitar as perdas com a abertura de frascos sem o completo uso”, comenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

Jundiaí registra 50 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são os casos graves da doença em residentes em Jundiaí, sendo: 17 aguardando resultado, 5 casos positivos para H1N1 (já em alta hospitalar), 1 óbito aguardando resultado e 1 óbito positivo para H1N1 (junho, paciente com comorbidades).

PMJ

PMJ


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-gripe-sera-concentrada-em-10-ubss/
Desenvolvido por CIJUN