Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra HPV supera meta de 80%

| 03/06/2014 | 16:53

O Governo Federal divulgou na segunda-feira (02) os números da primeira dose de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano). Mais de 4,1 milhões de meninas (entre 11 e 13 anos) já foram vacinadas, o que representa 83,5% do grupo prioritário. A meta era vacinar 80% deste grupo.

A partir de setembro, as meninas receberão a segunda dose da vacina. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o esforço dos estados e municípios de seguir a recomendação do Ministério e realizar a vacinação nas escolas contribuiu para o bom desempenho da mobilização.

Os estados com maior cobertura são Ceará, com 98,8% do público prioritário vacinado; São Paulo, com 96%; e Santa Catarina, com 92,8%. Em março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar a vacina contra HPV, utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, para meninas de 11 a 13 anos.

Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda é aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-hpv-supera-meta-de-80/
Desenvolvido por CIJUN