Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra raiva vai atender 46 mil animais

| 13/10/2014 | 22:28

A Secretaria de Saúde inicia dia 28 de outubro a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal 2014. O trabalho do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses prossegue até o dia 16 de novembro. Este ano, serão 141 postos de vacinação, sendo 92 fixos e 49 itinerantes. A meta é vacinar pelo menos 46 mil animais (41 mil cães e 5 mil gatos).

O público-alvo é formado por cães e gatos com mais de 3 meses. De acordo com o Centro de Zoonoses, todos os animais, machos e fêmeas, devem ser vacinados – inclusive fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, e idosos. Os animais em tratamento também podem tomar a vacina, desde que o veterinário responsável autorize.

“A vacinação ainda é o principal método de prevenção da raiva, tanto para os animais domésticos quanto para os humanos”, destaca o veterinário Luís Gustavo Nascimento, do Centro de Zoonoses. “A raiva é uma doença muito grave, por isso a campanha é muito importante.”

No dia 28, as equipes da Zoonoses estarão em oito bairros: Aeroporto, Corrupira, Fernandes, Jardim Água das Flores, Jardim Tannus, Jardim Tereza Cristina, Medeiros e Pinheirinho. Confira a relação dos postos de vacinação no site da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br) ou pelo telefone 156.

A vacinação em domicílio na área urbana só será realizada para pessoas que possuam mais de 10 animais no mesmo imóvel. Para isso, é necessário fazer um cadastro prévio, que pode ser realizado no Centro de Zoonoses (rua Prudente de Moraes, 744, no Centro), desde esta segunda-feira (13). O interessado deve apresentar um documento de identidade (RG ou CPF) e comprovante de endereço.

Vale destacar que os animais devem ser levados ao posto de vacinação por um adulto. Além disso, os cães devem estar com coleira e guia e os gatos contidos em caixas de transporte ou em fronhas/saco de estopa. Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta terça-feira (14) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-raiva-vai-atender-46-mil-animais/
Desenvolvido por CIJUN