Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra sarampo continua em todas as UBSs

DA REPORTAGEM LOCAL | 22/08/2018 | 13:30

Após o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, realizado no último sábado (18), a conscientização para a imunização permanece até o dia 31 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. Além do público formado por crianças entre 1 ano a 4 anos de idades – mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra as duas doenças – os adultos até 58 anos que não tenham recebido a dose contra o sarampo devem comparece à unidade para receber a vacina. A medida é preventiva, com o objetivo de conter a circulação dos vírus, que voltaram a circular em algumas regiões.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

As vacinas constam na rotina diária de vacinação das UBSs, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “Nesse período, no entanto, toda criança na faixa etária entre 1 ano e 4 anos de idade, que for levada à UBS será imunizada, independentemente de a carteira vacinal estar em dia. Essa estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo intensificar a vacinação, reduzindo a circulação do vírus entre a população. A vacina contra o Sarampo também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente.

Segundo os dados disponibilizados pela VE, com a realização do Dia D, a cobertura vacinal para Sarampo (Tríplice Viral) passou para 65,89% (12.801) e para a Pólio 66,98% (12.592) das 19 mil crianças na faixa etária.

Imunização

A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto, quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Leia mais sobre | | | | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-sarampo-continua-em-todas-as-ubss/
Desenvolvido por CIJUN