Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vacinação contra sarampo e polio fica abaixo da meta

GUSTAVO AMORIM | 07/08/2018 | 05:40

A vacinação contra o sarampo e a poliomielite ficou 57% abaixo da meta no primeiro dia de campanha, realizada no sábado (4) em Jundiaí. Apenas 1.612 crianças de 1 a 5 anos receberam doses contra o sarampo, enquanto 1.640 foram imunizadas contra a pólio. A expectativa era que 20% da população indicada fosse vacinada, o que corresponde a 3,8 mil crianças em cada vacina.

Segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí (VE), a adesão abaixo do esperado se deu por conta das chuvas na cidade. “Acreditamos que esse foi o principal motivo”, disse a profissional órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí. No Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), não há nenhum caso de sarampo registrado em todas as sete cidades – Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Cabreúva, Jarinu, Itupeva e Louveira. Há a preocupação, entretanto, com o surto de casos em Amazonas e Roraima, no norte do país. Mais de mil casos já foram confirmados de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda há mais de 4 mil em análise, o que pode fazer esse número aumentar.

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí

CAMPANHA NACIONAL
Lançada pelo governo federal e iniciada em todo o Brasil nesta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite continua até o dia 31 deste mês. O objetivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é imunizar mais de 11 milhões de crianças em todo o país. Em Jundiaí, são 19 mil crianças na faixa obrigatória de vacinação. Segundo Maria do Carmo, mesmo as que já tomaram a vacina precisam ir ao posto de saúde mais uma vez. “Nesse caso, é dado o reforço”, diz. Em Jundiaí, as vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com oferta das doses durante o horário de funcionamento. No dia 18 de agosto, sábado, também será realizado o “Dia D de Vacinação”.


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vacinacao-contra-sarampo-e-polio-fica-abaixo-da-meta/
Desenvolvido por CIJUN