Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vereadores derrubam mais dois vetos do prefeito

ÂNGELO AUGUSTO | 11/09/2019 | 05:00

Na sessão ordinária que aconteceu ontem (10) na Câmara Municipal, os vereadores de Jundiaí votaram pela derrubada de dois vetos do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), ambos por unanimidade, a dois projetos de lei que visam alterações para facilitar e agilizar o acesso a determinadas áreas do site da prefeitura.

O primeiro projeto de lei vetado pelo prefeito mas mantido pela Câmara é de autoria do vereador Gustavo Martinelli (PSDB) e prevê, no sítio eletrônico da prefeitura, mecanismos de busca e disponibilização da íntegra de decretos realizados pelo Poder Executivo. Segundo o vereador, a justificativa dada pelo prefeito para o veto é absurda. “O Executivo classificou a lei como contrária ao interesse público. Mas ela serve justamente para atender à população, facilitando o acesso aos decretos – que todos sentimos dificuldades em encontrar – e promovendo maior transparência e agilidade”, afirmou.

O segundo é de autoria do vereador Douglas Medeiros (PP) e tem como objetivo a publicidade, também no sítio eletrônico da prefeitura, de informações sobre os conselhos municipais. “É preciso estimular o interesse público em relação às decisões tomadas tanto pela Câmara Municipal quanto pela Prefeitura”, afirmou. Douglas já havia feito duras críticas ao trabalho do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), principalmente em relação ao ideologismo praticado por parte dos seus conselheiros e às denúncias das quais o conselho tem sido alvo desde o início do ano, por conta de falhas em sua atuação na proteção de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.

Tribuna Livre
As mudanças aprovadas na tribuna livre já estão sendo colocadas em prática. Porém, a principal delas, que é o aumento de três para quatro participantes por sessão ainda não foi experimentada. Isso porque, dos nove munícipes inscritos, apenas três estiveram presentes na Câmara durante a sessão de ontem (10).

Entre eles estava João Guilherme Oliveira, presidente do Centro Comunitário da Vila Hortolândia (CCVH), o maior de Jundiaí, que oferece atividades de educação, esporte e lazer para a população do município. Guilherme apresentou as principais atividades realizadas e destacou que o CCVH se mantém sem investimentos públicos, apenas através de doações.

O Centro Comunitário também é responsável por manter a infraestrutura e alimentação das crianças da Creche Ternura e Coragem. Algumas atividades são encontradas gratuitamente apenas no CCVH, como aulas de circo ballet, karatê, zumba, yoga, dança de salão e dança do ventre.

Representantes do Centro Comunitário da Vila Hortolândia (CCVH) acompanharam a sessão e usaram a Tribuna Livre


Leia mais sobre
ÂNGELO AUGUSTO
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vereadores-derrubam-mais-dois-vetos-do-prefeito/
Desenvolvido por CIJUN