Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vestibulandos enfrentam concorrência maior para entrar em universidades este ano

BIANCA MARIANO | 09/10/2018 | 14:00

Em Jundiaí, a preparação para os vestibulares nacionais estão a todo vapor. O estudante Mário Augusto Bulizani, de 19 anos, por exemplo, conta que optou pelo cursinho pré-vestibular para se preparar. Ele diz que vai prestar o vestibular para o curso de nutrição. “Por conta do Exército, não consegui terminar o ensino médio regularmente e tive que fazer um supletivo. Esqueci praticamente tudo das matérias e por isso entrei para o cursinho, para relembrar e aprender as matérias que não tinha visto ainda”, conta ele, que pretende se inscrever na Unicamp, Fuvest e Puccamp.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Fuvest são os maiores exames nacionais para ingresso no ensino superior.  Estudo cerca de seis horas por dia quando estou em casa. Meu sonho é estudar na Unicamp”, revela o estudante. Um dos grandes desafios para quem vai prestar o vestibular este ano é o aumento da concorrência. “Por causa da crise, muitos alunos estão procurando cursos preparatórios para ter mais chances de ingressar numa universidade pública, o que aumenta ainda mais a concorrência”, explica Vanderlei Inácio de Paula, professor de química e diretor de um cursinho em Jundiaí.

De acordo com o professor, a principal orientação para o aluno é organização, de preferência montando fazendo um cronograma de estudos. “O estudante precisa ter horários e dias de estudos bem definidos. Assim, evita o mal-estar, falta de preparo e ansiedade nas vésperas do exame”, destaca Vanderlei.

O diretor também ressalva a importância da saúde do candidato. “É interessante o aluno manter ritmo de estudo para se sentir confiante. Além de criar e cultivar amizades que permitam ajudar em conversas sobre o dia-a-dia, esquecendo um pouco das provas”, ressalta.  A relevância do Enem é alta, a nota pode ser utilizada não apenas para o SISU, mas também para a entrada em diversas universidades particulares, e os maiores vestibulares como Fuvest e Unicamp estão incorporando as notas para o ingresso.

Fatec
A Fuvest e o Enem já encerraram as inscrições para o vestibular 2019. A primeira fase da Fuvest será no dia 25 de novembro. Já as provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Uma opção de ensino público em Jundiaí é a Fatec, que abre as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2019 nesta terça-feira (9). A instituição oferece cursos superiores em diversas áreas de tecnologia. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. Inscrições do Processo Seletivo no site vestibularfatec.com.br.

T_mario_vestibular (1)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vestibulandos-enfrentam-concorrencia-maior-para-entrar-em-universidades-este-ano/
Desenvolvido por CIJUN