Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Via Sacra: Igreja Católica aguarda decisão

Guilherme Barros | 17/03/2020 | 05:02

Apesar de recomendações em todo o mundo para que se evite aglomerações em virtude da pandemia de covid-19, a Via Sacra, uma das datas mais importantes para a igreja católica, está mantida em Jundiaí, pelo menos até o momento. Até que não haja uma palavra do bispo Dom Vicente Costa, que responde pela Diocese de Jundiaí, as paróquias se mobilizam e seguem a programação normalmente. A maioria marcada para o dia 10 de abril. “Estamos ainda com esta incerteza. Os padres estão fazendo alteração de horários, cancelando catequeses e grupos de oração, mas a Via Sacra, por se tratar de um evento maior, não deve ser cancelada. Estamos aguardando uma posição do bispo”, comenta o porta-voz da Diocese de Jundiaí, Milton Rogério Vicente.

Os padres, inclusive, têm aumentado o número de sessões para justamente disseminar as aglomerações. Uma reunião entre os representantes, ainda esta semana, deve sacramentar a decisão de manter o evento ou não este ano.

Enquanto não há uma confirmação, os ensaios prosseguem em algumas paróquias. Na São José Operário, no Retiro, a programação não foi alterada. “Seguimos nos preparando como fazemos todos os anos”, diz o responsável pela divulgação do evento, Ricardo Godoy.

Na Vila Arens, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição alterou missas e cancelou eventos que exigiam aglomerações. Por meio de nota, porém, o local informou que também aguarda a cartilha de orientações, enquanto os ensaios prosseguem normalmente.

As primeiras ações que envolveram recomendações da igreja começaram por volta de 10 dias, quando os bispos passaram a pedir que os fiéis evitassem cumprimentos. Até o final da tarde desta segunda-feira (16), havia 234 pessoas com confirmação de infecção por coronavírus no país.

O evento
Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A Via Sacra é uma maneira que os fiéis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/via-sacra-igreja-catolica-aguarda-decisao/
Desenvolvido por CIJUN