Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vias rurais da cidade passam por manutenção

DA REDAÇÃO | 07/11/2018 | 06:01

Um novo produto está sendo utilizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, no serviço de manutenção de estradas não pavimentadas do município, especialmente as localizadas em áreas rurais. A expectativa é melhorar a conservação e durabilidade dessas vias, principalmente em períodos de chuvas intensas e em trechos onde há circulação de ônibus do transporte público.

Nesta terça-feira (6), foi concluído o trabalho em duas ruas (9 e 10) do Loteamento Vivendas, na região do bairro Rio Acima. Somente no local, foram 3,6 mil metros quadrados de vias recuperadas com o uso de um enrijecedor de solo chamado “solocola”, importado dos Estados Unidos pela empresa Duraterra, que fornece o produto à Unidade de Serviços Públicos. Funcionários do departamento de manutenção e serviços públicos da prefeitura fazem a aplicação do material com máquinas próprias.

Segundo o diretor-geral da Duraterra, Martin Mauro, o solocola, além de ser totalmente sustentável – é produzido a partir de vegetais -, garante uma durabilidade muito maior do trabalho em relação a outros materiais utilizados na manutenção de estradas, como a brita e o cascalho, por exemplo. “O produto contém nanopolímeros promotores de forte adesividade das partículas minerais do solo e impede que a água da chuva, em contato com o solo, se transforme em lama. Ele reduz em 91% a expansão da argila. Após o uso, dependendo da quantidade de chuvas, a via poderá manter as boas condições por até 3 anos”, estima.

Outro importante diferencial do uso do produto é que ele deixa o solo mais preparado para o asfaltamento. A Unidade de Serviços Públicos busca, atualmente, recursos federais para serem investidos em asfaltamento de ruas em todo o município. “Há uma redução importante nos custos de manutenção de operações de cascalhamento, antipoeira e tapa-buraco”, acrescenta Mauro. A redução na quantidade de poeira no local também é mencionada pelo diretor.

Outras vias
Segundo o gestor-adjunto do departamento, Roberto Pozzani, além do Loteamento Vivendas, outras ruas da região do Rio Acima receberão a manutenção ainda este mês, entre elas as avenidas Geraldo Azzoni, João Muller e Vereador Rogério Alfredo Giuntini. “Ao todo, serão cerca de 10 mil metros quadrados de estradas melhoradas somente em novembro. A meta é continuar os trabalhos no mês que vem, dentro das condições orçamentárias da pasta e mantendo sempre a responsabilidade no uso dos recursos públicos”, afirma. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 175 mil.

Morador do Vivendas há 10 anos, o aposentado Ademir Machado acompanhou de perto o trabalho das máquinas, ontem, e comemorou a boa notícia. “Eu não dirijo e utilizo bastante o transporte público. Nos períodos de chuva intensa fica complicado para o ônibus passar por aqui. Agora, com a manutenção, a gente espera não ter mais problemas com isso. É um investimento muito importante da prefeitura”, comentou.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/vias-rurais-da-cidade-passam-por-manutencao/
Desenvolvido por CIJUN