Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Voluntários retiram dois barcos de lixo do Rio Jundiaí-Mirim

| 01/06/2014 | 22:04

Como todo ano, tradicionalmente, nos dias que antecedem a Semana do Meio Ambiente, voluntários realizaram, neste domingo (1), a limpeza do rio Jundiaí-Mirim, no Caxambu.

Em 14 anos do evento, sempre feito no mesmo trecho do rio, o lixo encontrado na água e nas margens não diminui. A percepção é do organizador da limpeza, Alvanir Silveira de Oliveira, o conhecido Jornada. Cerca de 150 pessoas participaram da ação coletiva.

De acordo com Jornada, nesta 15ª edição da limpeza, dois barcos foram preenchidos com lixo e resíduos encontrados no rio. A quantidade depositada nos barcos é a mesma dos outros anos, mas, segundo ele, havia mais lixo para ser retirado. “Tivemos que parar porque não cabia mais nos barcos.”

A ação de limpeza é simbólica e, segundo Jornada, ajuda na conscientização dos participantes. À medida que o lixo não diminui, novos interessados se dispõem a participar da retirada dos resíduos do rio. “Recebemos muita gente. O público, em geral, parece sempre mais engajado, principalmente, as crianças.”

Durante a limpeza, parte dos participantes retirou lixo encontrado nas margens do rio e outra parte fez a limpeza na água. Voluntários percorreram entre 800 e mil metros de leito. “É sempre o mesmo trabalho. Esta é uma forma de comemorar o Dia do Meio Ambiente”, ressaltou Jornada.

No percurso, foram encontrados resíduos diversos, sobretudo, sacolas de plástico e pneus. Como no ano passado, voluntários também viram lixo industrial depositado nas margens. “Tinha garrafas com óleo e até um tambor na beira do rio”, disse. 

O grupo de voluntários se encontrou às 8h no Caxambu. A limpeza foi realizada até as 12h. Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, que apoia a limpeza, o geógrafo e assessor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Alexandre Baietti, acompanhou a ação e destacou a importância do evento.

“Esse trabalho ajuda a conscientizar a população a conservar esse e outros recursos hídricos”, disse. “Acredito que por conta desse tipo de trabalho as pessoas se policiam antes de jogar lixo em lugar errado.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/voluntarios-retiram-dois-barcos-de-lixo-do-rio-jundiai-mirim/
Desenvolvido por CIJUN